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dc.contributor.advisorOliveira, Isabela Fadul de-
dc.contributor.authorSouza, Murilo Andrade-
dc.creatorSouza, Murilo Andrade-
dc.date.accessioned2017-10-30T20:18:15Z-
dc.date.available2017-10-30T20:18:15Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24434-
dc.description.abstractA liberdade sindical foi proclamada pela Constituição Federal de 1988, fato que marca um período de transição para o estado Democrático de Direito no Brasil. Este trabalho acadêmico foi realizado com o objetivo de saber como os professores da rede pública de Salvador percebem a liberdade sindical. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo com entrevista aos professores de uma escola pública em Salvador. Os principais resultados foram que os docentes entrevistados percebem a Liberdade Sindical como um direito fundamental para os trabalhadores organizarem-se e constituírem seu movimento no intuito de melhores condições de trabalho. No entanto, a liberdade sindical implantada no Brasil não corresponde com a expectativa dos trabalhadores do ensino público em Salvador, tendo como consequência o enfraquecimento do movimento sindical desses trabalhadores. A mais significante conclusão da pesquisa foi atestar que os professores concordam em investir na liberdade sindical para obter o fortalecimento do movimento sindical dos professores da rede pública de Salvador.pt_BR
dc.description.abstractFreedom of association was proclaimed by the Federal Constitution of 1988, a fact that marks a period of transition of the Democratic State of Law in Brazil. This academic work was carried out to find out how teachers of Salvador's public network perceive freedom of association. For this, a field research was conducted with interviews with the teachers of a Public School in Salvador. The main results were that the teachers interviewed perceived Freedom of Association as a fundamental right for workers to organize themselves and to constitute their movement for better working conditions. However, the freedom of association established in Brazil does not correspond to the expectation of workers in public education in Salvador, with the consequence of weakening the trade union movement of these workers. The most significant conclusion of the research was to certify that teachers agree to invest in the union freedom in order to strengthen the trade union movement of Salvador public school teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliberdade sindicalpt_BR
dc.subjectConstituição Federalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSindicatos - Servidores publicospt_BR
dc.subjectProfessores - Movimento trabalhistapt_BR
dc.subjectLiberdade de associaçãopt_BR
dc.titleA percepção da liberdade sindical pelos professores da Rede Pública de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesWyzykowski, Adriana Brasil Vieira-
dc.contributor.refereesCosta Junior, Vander Luiz Pereira-
dc.contributor.refereesOliveira, Isabela Fadul de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Monografia e Atividades Complementares - Numacpt_BR
dc.publisher.initialsFDUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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