Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24368
Tipo: | Tese |
Título: | (B)order drama: narrativa de uma viagem entre docência, pesquisa e criação artística |
Autor(es): | Freitas, Tharyn Stazak de |
Autor(es): | Freitas, Tharyn Stazak de |
Abstract: | Este trabalho situa-se no campo de estudos da pedagogia do teatro, na medida em que ensaia um pensamento sobre procedimentos e finalidades relacionados a processos de aprendizagem de professores de teatro em formação. O texto compõe uma narrativa poética, instigada e apoiada pela metáfora da viagem, enquanto revisita memórias, notas, testemunhos e reflexões que procuram tangenciar a experiência docente em três processos pedagógicos compartilhados com estudantes da disciplina de Improvisação Teatral, no curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, durante os anos de 2014, 2015 e 2016. Por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, o drama como método de ensino e o drama como modelo pedagógico teatral foram tomados como matérias de constituição e manuseados conforme a necessidade e o desenvolvimento de cada um dos processos, fazendo surgir a ideia de um terceiro: o (b)order drama. Ao se delinear como um possível território de investigação, o (b)order drama desvela uma trajetória pessoal de formação e descortina aquilo que se traz para os modos de organização da forma – seja no agir sobre o mundo, seja numa aula, num exercício cênico, num texto. A perspectiva de criação e recriação a partir de princípios, identificados por sua recorrência em meio à seleção de matérias diversas de composição, trouxe à tona a tese da formação de professores de teatro sob a perspectiva do que se faz com o que foi/é feito de si, reforçando a ideia de que cada um é capaz de encontrar uma maneira de dar forma a si mesmo, de produzir-se a partir de seus próprios meios e matérias de constituição. |
Palavras-chave: | Formação Drama Experiência Pedagogia do Teatro Improvisação |
CNPq: | Artes/Música |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24368 |
Data do documento: | 17-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.