Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Luiz Claudio Cajaiba-
dc.contributor.authorFreitas, Tharyn Stazak de-
dc.creatorFreitas, Tharyn Stazak de-
dc.date.accessioned2017-10-17T12:53:47Z-
dc.date.available2017-10-17T12:53:47Z-
dc.date.issued2017-10-17-
dc.date.submitted2017-03-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24368-
dc.description.abstractEste trabalho situa-se no campo de estudos da pedagogia do teatro, na medida em que ensaia um pensamento sobre procedimentos e finalidades relacionados a processos de aprendizagem de professores de teatro em formação. O texto compõe uma narrativa poética, instigada e apoiada pela metáfora da viagem, enquanto revisita memórias, notas, testemunhos e reflexões que procuram tangenciar a experiência docente em três processos pedagógicos compartilhados com estudantes da disciplina de Improvisação Teatral, no curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, durante os anos de 2014, 2015 e 2016. Por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, o drama como método de ensino e o drama como modelo pedagógico teatral foram tomados como matérias de constituição e manuseados conforme a necessidade e o desenvolvimento de cada um dos processos, fazendo surgir a ideia de um terceiro: o (b)order drama. Ao se delinear como um possível território de investigação, o (b)order drama desvela uma trajetória pessoal de formação e descortina aquilo que se traz para os modos de organização da forma – seja no agir sobre o mundo, seja numa aula, num exercício cênico, num texto. A perspectiva de criação e recriação a partir de princípios, identificados por sua recorrência em meio à seleção de matérias diversas de composição, trouxe à tona a tese da formação de professores de teatro sob a perspectiva do que se faz com o que foi/é feito de si, reforçando a ideia de que cada um é capaz de encontrar uma maneira de dar forma a si mesmo, de produzir-se a partir de seus próprios meios e matérias de constituição.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.title(B)order drama: narrativa de uma viagem entre docência, pesquisa e criação artísticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFarias, Sérgio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesSantos, Vera Lúcia Bertoni dos-
dc.contributor.refereesOliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.contributor.refereesMendonça, Célida Salume-
dc.publisher.departamentEscola de Dança/Escola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.