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dc.contributor.advisorLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.authorSilveira, Olivia Maria Costa-
dc.creatorSilveira, Olivia Maria Costa-
dc.date.accessioned2017-09-19T14:30:04Z-
dc.date.available2017-09-19T14:30:04Z-
dc.date.issued2017-09-19-
dc.date.submitted2013-01-31-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24210-
dc.description.abstractDiante das altas taxas de evasão e abandono de alunos de programas dirigidos a Educação de Jovens e Adultos, a presente pesquisa buscou identificar as razões que levaram jovens egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem – a mudarem o curso de suas histórias e, em determinado momento, concluir uma etapa da educação formal e avançar para a etapa seguinte. O estudo também investigou as estratégias utilizadas no enfrentamento das adversidades encontradas no percurso. A compreensão do fenômeno da permanência se deu a partir de duas proposições teóricas que articulam os aspectos do sujeito/indivíduo com o meio social de origem: o conceito de habitus proposto por Bourdieu e a Relação com o Saber elaborado por Charlot. A princípio contraditórios, a articulação entre os conceitos se dá por conta de novas proposições sobre habitus, assim utilizou as propostas de Souza, com sua classificação do habitus em primário, precário e secundário, e de Setton com o habitus híbrido. As relações entre juventude e contemporaneidade e informações sobre o ProJovem também foram abordadas. Foram entrevistados 19 egressos do ProJovem, que após a conclusão do ensino fundamental no Programa, se matricularam no ensino médio, nas cidades baianas de Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Para identificação e localização dos sujeitos, o estudo contou com o suporte de outras duas pesquisas desenvolvidas com egressos do ProJovem. Além de entrevista semiestuturada, utilizou-se de grupos focais para a coleta de dados. Os resultados foram trabalhados em três dimensões: caracterização dos sujeitos, os motivos que levaram a permanência e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Dentre os sujeitos de pesquisa, observou-se a hegemonia das mulheres, mães, com idade acima de 25 anos, com histórico escolar de abandonos, que decidem retomar sua formação escolar, motivadas pelas demandas por melhores condições de vida e trabalho, preocupadas em ser um exemplo positivo para sua prole. De modo geral os egressos se utilizam de redes de apoio como forma de lidar com as dificuldades encontradas para se manter na escola. As entrevistas e grupos focais foram registrados e permitiram a elaboração de um produto audiovisual em formato documentário.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Within the context of observed high dropout rates of youth and adults education programs students, this research tried to identify the reasons why students of Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) decided to change their lives and complete a cycle of the regular education system and move to the next one. This research also investigated the strategies used by those students to face many challenges during their period of study. The understanding of the mentioned students’ reasons to keep studying considered two theoretical approaches, which combine aspects of the individual with its social environment: the Bourdieu’s concept of habitus and the Charlot’s concept of Relation with knowledge. Although these two concepts are contradictory, it was possible to establish a relation between them based on new understanding of habitus, such as the one proposed by Souza (which includes three different categories: primary, precarious, and secondary habitus), as well as the Setton’s concept of hybrid habitus. The relations between youth and contemporaneous events as well as information on ProJovem were also covered by this research. The researcher interviewed 19 students who graduated the PROJOVEM program and enrolled in secondary education schools located in Juazeiro, Salvador and Vitória da Conquista, all cities of Bahia State. Other two researches on Projovem’s students were considered to identify the interviewees. Besides the semi-structured interview, focus groups discussions were also organized to gather data for this research. The data was analyzed in the following three dimensions: 1) main characteristics of individuals, 2) reasons to keep studying, and 3) coping strategies used to face challenges. The majority of people interviewed were formed by women aged 25 years or above, who had dropped out schools and decided to start studying again to improve their living and working conditions, as well as to give a good example to their children. In general, the students who graduated ProJovem had used supportive networks to deal with the faced challenges and keep studying. A documentary film was prepared based on the interviews carried out and focus groups organized.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Inclusão de Jovens (Brasil)pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica governamentalpt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.titleO jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanência e progressão de jovens egressos do ProJovem Urbano na educação formalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAguiar, Marcia Ângela da Silva-
dc.contributor.refereesSampaio, Sonia Maria Rocha-
dc.contributor.refereesSantos, Georgina Gonçalves-
dc.contributor.refereesRibeiro, Núbia Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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