Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorSantana, Adriana Conceição de Jesus-
dc.creatorSantana, Adriana Conceição de Jesus-
dc.date.accessioned2017-09-04T12:33:58Z-
dc.date.available2017-09-04T12:33:58Z-
dc.date.issued2017-09-04-
dc.date.submitted2017-05-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24160-
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no campo das discussões teóricas sobre leitura, alfabetização e letramento, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica dos professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação de Jovens e Adultos numa escola pública estadual situada no Pelourinho. Tomou como objetivos interpretar as concepções de linguagem que fundamentam as práticas de letramento, visando à formação leitora para a emancipação cidadã; analisar com as professoras que atuam nos Eixos IV e VI dessa modalidade de ensino as novas práticas sociais de leitura, considerando o contexto multicultural histórico e social em que estão inseridos os educandos e educandas da EJA; analisar como se dá a produção de saberes em práticas de letramento na interação professor-aluno. Teve como suportes teóricos a concepção de linguagem como processo interacionista e a ação dialógica (BAKHTIN, 1992); (GERALDI, 1996); a leitura da palavra-mundo com foco na interação autor-texto-leitor, dialogando com (KOCH, 2006); (FREIRE,1987,1993,1997) e na perspectiva do (s) letramento (s) (SOARES, 1998), (KLEIMAN, 2002, 2008b), abordando o modelo ideológico de (STREET, 2014). Esta pesquisa de cunho colaborativo e inspiração etnográfica teve como procedimentos metodológicos a observação e entrevista(s) semiestruturada(s) que geraram os dados para a interpretação do corpus de análise. Realizaram-se entrevistas coletivas em encontros de formação. Os recortes iniciais desta pesquisa evidenciam professores que fundamentam suas práticas de letramento, tomando a língua como objeto de análise sem levar em conta a sua função social, a formação leitora e as demandas da EJA. Mostrou também a relevância da pesquisa colaborativa, que contribuiu para a ação-reflexão-ação dos professores, consolidando mudanças significativas em suas maneiras de agir e pensar novas práticas sociais de leitura, entendendo linguagem como resultado de práticas discursivas de uso da língua em situações cotidianas, e que é nesse contato diário com a língua que o indivíduo se apropria dela e se constitui sujeito de linguagem, interagindo com o mundo que o cercapt_BR
dc.description.abstractThis research is inserted in the theoretical discussions about reading, alphabetization and literacy, proposing a critical reflection on the pedagogical praxis of Portuguese Language Teachers who work in Youth and Adult Education Program (EJA) in a State public School, located in Pelourinho. It was established as objectives: to interpret the conceptions of language that base the literacy practices, focusing on the reading formation for the citizen emancipation; To analyze, with the teachers who work with Classes IV and VI of this modality of teaching, the new reading social practices considering the multicultural historical and social context in which they are inserted – the learners of the EJA Program; To analyze how the knowledge production in literacy practices occurs in the teacher-student interaction. Having as theoretical support the language conception as an interactionist process and dialogical action (BAKHTIN, 1992); (GERALDI, 1996), it was taken the reading of the word- world focusing on the author-text-reader interaction, dialoguing with (KOCH, 2006); (Freire, 1987, 1993, 1997) and from the perspective of the literacy (ies) (SOARES, 1998), (KLEIMAN, 2002, 2008b) approaching the ideological model of (STREET, 2014). This qualitative research has a collaborative stamp and an ethnographic inspiration. It had as methodological procedures the observation and semi - structured interview (s) that generated the data for the analysis corpus interpretation. Group interviews were held at formation meetings. The initial research cutouts evidence teachers who base their literacy practices taking the language as the object of analysis, without taking into account their social function, the reading formation and the EJA Program demands. It also showed the relevance of collaborative research, which contributed to the teachers’ action-reflection-action, consolidating significant changes in their acting ways, thinking new social reading practices, understanding language as a result of discursive practices of language use in everyday situations, and that, it is in this daily contact with the language, that the individual appropriates language and constitutes a subject of language interactingwith the world around him.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSaberes do docentept_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.titleA produção de saberes em diálogo com práticas de letramento na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSilva, Obdália Santana Ferraz-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.