https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24030
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições dos estudos em orthographia para a pedagogia |
Autor(es): | Araújo, Carla Jamille Cerqueira de |
Autor(es): | Araújo, Carla Jamille Cerqueira de |
Abstract: | A sensação de impotência diante dos erros ortográficos dos alunos atrelada à indefinição no ensino da ortografia, vivida e também presenciada na fala do outro, motivaram a pesquisa com que se projetou responder sobre as contribuições dos estudos em ortografia para a Pedagogia, de modo a contribuir com o trabalho didático dprofessores em relação a esse aspecto da língua escrita. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter exploratório, em que se procedeu a um levantamento deestudosteóricos e metodológicosrelacionados ao objeto em estudo, no Brasil, sem desconsiderar a perspectiva histórica sob o objeto, buscando reunir informações, em literatura específica,quanto ao ensino da ortografia, elucidar questões teóricas relevantes e repensar o tratamento dado ao ensino, com vistas a devolver a escrita ortográfica à escola com um tom mais humano, dado que ela é constituída socialmente. As análises das opiniões do que historicamente vêm sendo registradas e as compreensões efetivadas mostraram que o ensino da ortografia assume novo formato, reflexivo, que nega um ensino pautado na repetição e memorização, e que cabe ao professor, sujeito responsável por lhe darsentido, difundiresse novo tratamento pedagógico do ensino da escrita ortográfica. Resumen La sensación de impotencia frente a los errores ortográficos de los alumnos concomitante a la indefinición en la enseñanza de la ortografía, vivida y también presenciada en el habla del otro, motivaron la investigación con que se proyectó responder sobre las contribuciones de los estudios en ortografía para la pedagogía, de modo a contribuir con el trabajo didáctico de profesores en relación a ese aspecto de la lengua escrita. Para esto, se desarrolló una investigación de carácter exploratorio, en la que se procedió a un análisis bibliográfico deestudios teóricos y metodológico relacionado al objeto de estudio, en Brasil, sin desconsiderar la perspectiva histórica sobre el objeto, buscando reunir informaciones cuanto a la enseñanza de la ortografía, elucidar cuestiones teóricas relevantes y repensar el tratamiento dado a la enseñanza, con vistas a devolver a la escritura ortográficaa la escuela con un color más humano, dado que ella es socialmente constituida. Los análisis de las opiniones que históricamente se han registrado y los entendimientos realizados mostraron que la enseñanza de la ortografía asume nuevo formato, reflexivo, que niegauna enseñanza basada en la repetición y memorización, y que cabe al profesor, sujeto responsable por darles sentido, dar voz y vez a ese nuevo tratamiento pedagógico en la enseñanza de la ortografía. |
Palavras-chave: | Escrita Ensino da escrita ortográfica Pedagogia Enseñanza de la escritura ortográfica |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24030 |
Data do documento: | 18-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_CARLA JAMILLE C.DE ARAÚJO_ VERSÃO FINAL_2014.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.