Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorSantos Neto, Mario Lopes dos-
dc.creatorSantos Neto, Mario Lopes dos-
dc.date.accessioned2017-08-18T14:20:14Z-
dc.date.available2017-08-18T14:20:14Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2015-09-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24028-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo socializar e compreender experiências docentes de professores de uma escola pública de Salvador a respeito do ensino da história e cultura afro- brasileira e das relações etnico-raciais, a instituição em questão é a escola Celina Pinho, localizada na comunidade do Curuzú. A partir de observações e entrevistas orientadas pelo método de pesquisa etnográfico e também das visões e formas de concepções de mundo e de sujeitos sugeridas pela etnopesquisa, buscamos nos aproximar da comunidade e escola para compreender como dois professores de História concebem as suas experiências docentes em relação aos fenômenos estudados, levando em consideração que tais experiências possuem um caráter formativo a respeito de sua profissão e atribuem sentidos as suas vidas como um todo. O objetivo dessa pesquisa coaduna com a emergência e relevância de propor e discutir temas relacionados as relações étnico-raciais no Brasil que se inserem no quadro das lutas sociais e necessidades em propor um modelo educacional mais equitativo e inclusivo no Brasil. Este estudo nos permitiu conhecer e compreender a partir de uma realidade específica, perspectivas docentes a respeito do ensino da história e cultura afro e das relações etnico-raciais na comunidade do Curuzú, apontando dificuldades e novos caminhos de atuação para professores comprometidos com a consolidação de um modelo educacional mais humano, capaz de garantir a coexistência entre os diversos grupos sociais e culturais que compõem o nosso país, além de garantir as potencialidades dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to socialize and understand teaching experiences of teachers of a public school in Salvador about the teaching of history and Afro-Brazilian culture and ethnicracial relations, the institution concerned is the Celina Pine School, located in the community Curuzú. From observations and interviews oriented by the ethnographic research method and also the visions and forms of world views and subjects suggested by etnopesquisa, we seek to approach the community and school to understand how two history teachers design their teaching experiences in relation to the phenomena studied, taking into account that such experiences have an educational character about his profession and give directions their lives as a whole. The objective of this research is consistent with the emergence and relevance to propose and discuss issues related to ethnic-racial relations in Brazil that fall within the framework of social struggles and needs to propose a more equitable and inclusive educational model in Brazil. This study has allowed us to know and understand from a specific reality, perspectives teachers about the teaching of history and african culture and ethnic-racial relations in Curuzú community, pointing difficulties and new performance paths for committed teachers with consolidation a more humane educational model capable of ensuring the coexistence of different social and cultural groups that make up our country, and ensure the potential thereof.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação etnico-racialpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.titleAs ressonâncias de uma reparação tardia: um estudo sobre as experiências docentes diante do ensino de história e cultura afro e das relações étnico-raciais na comunidade do Curuzú, Salvador (BA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.