Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.authorVeneza, Pérola Roberta da Silva-
dc.creatorVeneza, Pérola Roberta da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-18T14:09:40Z-
dc.date.available2017-08-18T14:09:40Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2015-08-31-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24027-
dc.description.abstractA presente dissertação visa a compreender os impactos do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, na vida diária de uma criança diagnosticada. O estudo está embasado em autores que refletem acerca do processo de escolarização de maneira complexa, a partir da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica. Há neste estudo um enfoque, sobretudo, nos diagnósticos psicológicos aos quais as crianças são submetidas, situando-os no contexto histórico. Traremos a visão da ciência dominante para o TDAH e suas interpretações sobre a etiologia, o diagnóstico e o tratamento para o suposto “transtorno”. Em seguida, apresentaremos o percurso histórico de construção do TDAH, bem como uma análise crítica da Medicalização da Educação e caminhos para sua superação. Desse modo, pretendemos identificar aspectos vivenciados na vida diária da criança diagnosticada com TDAH e compreender os impactos encontrados nessas vivências. Para tanto, será utilizada a metodologia qualitativa com base em um estudo de caso. Nesta trajetória metodológica, mostramos a proposta inicial da pesquisa de campo e suas mudanças ocorridas após imersão no mesmo. Um campo permeado de vivências que atravessam um complexo processo de fracasso escolar de uma criança. Posto isso, são explanados os elementos trazidos com a pesquisa de campo. Por fim, tecemos discussões acerca dos elementos identificados na construção do diagnóstico da criança e em seguida problematizaremos intervenções. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para que estudantes e profissionais da Psicologia e da Educação possam realizar uma leitura crítica do TDAH, analisando o fenômeno da medicalização.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aims to understand the impact of the diagnosis of Attention Deficit Disorder / Hyperactivity Disorder - ADHD, the daily life of a diagnosed child. The study is grounded in authors who reflect on the complex way schooling, from the School and Educational Psychology in a critical perspective. There is a focus in this study, especially in psychological diagnoses to which children are subjected, placing them in historical context. We will bring the vision of mainstream science for ADHD and their interpretations about the etiology, diagnosis and treatment for the supposed "disorder". Then we present the historical course of ADHD building as well as a critical analysis of medicalization of education and ways to overcome them. Thus, we intend to identify experienced aspects of daily life of children diagnosed with ADHD and understand the impacts found in these experiences. Therefore, the qualitative methodology based on a case study will be used. This methodological approach, we show the initial proposal of field research and its changes after immersion in it. A field riddled with experiences that go through a complex process of school failure of a child. That said, they are explained the elements brought to the field research. Finally, we weave discussions on the elements identified in the construction of the child's diagnosis and then we question interventions. It is hoped, through research, contribute to students and professionals of Psychology and Education can make a critical reading of ADHD, analyzing the medicalization phenomenon.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção/hiperatividadept_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolar e educacional em uma perspectiva críticapt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subjectSchool and educational psychology in a critical perspectivept_BR
dc.subjectAttention deficit disorder/hyperactivity disorderpt_BR
dc.titleOs impactos do diagnóstico do suposto transtorno de déficit atenção/hiperatividade (TDAH) na vida diária de uma criança: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBarretto, Kleber Duarte-
dc.contributor.refereesGoldstein, Thaís Seltzer-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE PÉROLA Final.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.