Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24014
Tipo: Dissertação
Título: Histórias e memórias de mulheres nadadoras: o que a travessia Mar Grande - Salvador revela sobre a educação das mulheres em Salvador/BA
Autor(es): Bahia, Lygia Maria dos Santos
Autor(es): Bahia, Lygia Maria dos Santos
Abstract: A pesquisa objetivou reconstruir, no tempo presente, uma das histórias da participação das mulheres na Travessia Mar Grande–Salvador, a fim de estabelecer relações entre a educação das mulheres e a participação na prova. Investigou-se algumas edições dessa Travessia, que teve grande destaque nos anos 1950, e acontece até os dias atuais. As mulheres, consideradas ―sexo frágil‖, ―de corpo delicado‖ neste período, realizaram a prova à época e continuam a realizá-la, a despeito de questões sociais e educacionais. Justifica-se a presente investigação pelos estudos escassos a respeito das relações entre história da educação das mulheres e a natação em mar aberto. Utilizou-se a metodologia da história oral temática (Thompson, 1992; Delgado, 2006) para elucidar e recuperar histórias e memórias dos envolvidos na Travessia, e outras fontes documentais. A produção dos sentidos foi igualmente contemplada, a partir dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo (Véron, 1980). Os resultados indicam que a participação na prova, era e é de mulheres da elite soteropolitana, em sua maioria branca. Esta participação permanece reduzida em relação à dos homens, bem como de mulheres de outras classes sociais, ainda com resistências. A despeito dessas resistências, as mulheres que ousaram desafiar e desafiar-se admitem que a participação na Travessia foi importante na educação de forma geral, por oportunizar o conhecimento e superação dos limites de cada uma, promover a autoestima, o respeito ao outro, a convivência com as diferenças, a disciplina, aquisição de novos saberes. Conclui-se que questões sociais, econômicas e educacionais, continuam a definir papéis atribuídos às mulheres na sociedade a exemplo do medo da ‗masculinização‘ dos corpos femininos em determinadas classes sociais. Entre avanços e retrocessos na educação das mulheres no Brasil, considerou-se a Travessia um avanço, um divisor de águas no sentido de visibilizar novos horizontes, superar estigmas, valores e papéis historicamente naturalizadas para a mulher, como corpo frágil, medrosa, ‗do lar‘, passiva. A participação da mulher nesse evento em mar aberto, pôde contribuir para a ressignificação desses papéis, ao ampliar suas potencialidades, seu lugar no mundo e, quiçá, para a construção de relações sociais mais igualitárias.
This research had the purpose of reconstructing, in the present day, one of the stories of women's participation in the Mar Grande - Salvador crossing, in order to establish relations between women's education and participation in this event. We investigated some of these crossings, highlighted in the 50's, and that still happen to this date. The women, considered as the "fragile sex", with "delicated bodies" at that time, took part in the event back there and still take part nowadays, even with the social and educational issues. This investigation justifies itself in the lack of studies about the relations between women and open sea crossings. We used the thematic oral history methodology (Thompson, 1992; Delgado, 2006) to elucidate and recover stories and memories of those involved in the crossing, and other documental sources. The production of the meanings was equally included, from the content analysis theoric assumptions (Véron, 1980). The results tell that the participation in the event was and still is most of women from Salvador's elite class, mostly women of white skin. This participation remains reduced when compared to men's participation, as well as women from other social classes, still with resistance. Despite the resistance, women who dared defy and challenge themselves admit that taking part in the even was important in their general education, for bringing knowledge and overcoming their own limits, promoting selfsteem, respect to the other, living with difference, discipline, and new knowledges. Social, economical and educational issues still take a great role in defining women acting in society, as an example the fear of women's body masculinization in some social classes. Among advances and retractions of women's education in Brazil, we consider the crossing to be an advance, a game changer with the intent of new horizons, surpassing stigmas, values and roles historically associated to women, as fragile body, fearful, prone to domestic work, passive. Women participation in this open sea event has contributed to essignification of these roles, by widening their power, their place in the world, and even the construction of more equal social relations.
Palavras-chave: Natação para mulheres
Natação em águas abertas
Mulheres - Educação
Imagem corporal em mulheres
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24014
Data do documento: 17-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO (DISSERTAÇÃO IMPRESSÃO FINAL ENVIADA PELA GRÁFICA).pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.