Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23892
Tipo: Dissertação
Título: Contextualização epistemológica das concepções de ciências entre professores de ciências de uma escola com tradição cristã
Autor(es): BARBOZA, Ana Caroline Maia
Autor(es): BARBOZA, Ana Caroline Maia
Abstract: Este trabalho analisa as concepções de ciências de professores de ciências que lecionam em uma Escola Adventista. Embora a ciência seja um termo que a primeira vista seja comum, não há uma definição específica para ele. Contudo, podemos pontuar algumas características que torna possível distingui-la dos demais sistemas de conhecimento. Neste trabalho tomamos como base principal o conjunto de características estabelecidos por Cobern e Loving (2001) para demarcar a ciência das demais formas de saberes que versam sobre a natureza. Ressaltamos a importância da inclusão de aspectos da História das Ciências no Ensino de Ciências, uma vez que pode auxiliar no entendimento da natureza do conhecimento científico. Uma vez que optamos por trabalhar com um colégio de religião adventistas, fazemos uma breve explicação desta religião e a sua relação com as ciências. Ao longo de todo trabalho, salientamos a importância do ensino de ciências sensível a diversidade cultural dentro da perspectiva do construtivismo contextual e pluralismo epistemológico. A presente dissertação teve como objetivos principais identificar quais as concepções de ciência dos professores de ciências de escolas com tradição cristã, particularmente do Colégio Adventista e contextualiza-las epistemologicamente. Para isso, participaram três professores que lecionam ciências, física e química no Colégio Adventista de Feira de Santana. Foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada sobre concepções de ciências adaptada do método de Cobern (2000). Isso permitiu a construção de três mapas conceituais e três narrativas, cada uma de um professor participante. Os resultados foram categorizados na forma de asserção. A análise dos resultados foi baseada em referenciais teóricos que versam sobre a história das ciências, o ensino de ciências, além de material relacionado a pedagogia adventista. De uma forma geral foi percebido que os professores apresentam uma concepção confusa sobre o que é Ciência. Dessa forma, tornou-se complicado uma contextualização a respeito das suas naturezas, sendo de fundamental importância a continuidade de estudos neste sentido.
This work analyze the science conceptions of science teachers who teach in an Adventist school. Although science is a term that at first sight is common, there is no specific definition for it. However, we can point out some characteristics that make it possible to distinguish it from other systems of knowledge. In this work we take as base the set of characteristics established by Cobern and Loving (2001) to demarcate the science from other forms of knowledge that deal with nature. We emphasize the importance of including aspects of the History of Science in Science Teaching to help in the understanding of the nature of scientific knowledge. Once we choose to work with an College of Adventist religion, we briefly explain this religion and its relationship to the sciences. Throughout all work, we emphasize the importance of science education sensitive to cultural diversity within the perspective of contextual constructivism and epistemological pluralism. The main objective of this dissertation was to identify the science conceptions of Science teachers of school in a Christian tradition, particularly of the Adventist College, contextualizing it epistemologically. For this, three teachers from Adventist College in Feira de Santana who taught science, physics and chemistry participated of this work. It was used for the data collection semi-structured interview on conceptions of sciences adapted from the method of Cobern (2000). This allowed the construction of three conceitual map and three narratives, each one of a teacher. The results were categorized as assertion. The analysis of the results is based on theoretical references that deal with the history of the sciences, the Science teaching, in addition to material related to Adventist pedagogy. In general, it was perceived that teachers have a confused conception about what Science is, being of fundamental importance the continuity of studies in this sense.
Palavras-chave: Concepção de ciencias
Tradição cristã
CNPq: Ensino de Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23892
Data do documento: 8-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BarbozaAnaCarolineMaia_Dissertação.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.