Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23627
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Canto e proprioceptividade: uma avaliação do desempenho vocal de cantores estudantes
Other Titles: Desenvolvimento Curricular e Didática
Indagatio Didactica
Authors: Costa Filho, Moacyr Silva
Jesus, Luis M. T.
metadata.dc.creator: Costa Filho, Moacyr Silva
Jesus, Luis M. T.
Abstract: Este artigo apresenta um trabalho sobre os impactos, ao longo do tempo, do treino vocal com o uso dos materiais elásticos Bola Suíça (BS) e Faixa Elástica (FE), nomeadamente o aumento da propriocepção e a melhoria do desempenho técnico no canto. Participaram do estudo quatro estudantes de canto (sopranos) voluntárias, saudáveis e matriculadas em curso de graduação em música. As estudantes foram solicitadas a gravar em áudio uma única tarefa vocal que consistiu na execução de três excertos de uma ária de ópera de W. A. Mozart, em dois diferentes momentos: Antes e depois de um Programa de Treinamento Vocal (PTV) criado pelos autores. Durante o PTV, os sujeitos participaram de dez sessões de treinamento e, ao final de cada sessão, foram entrevistados. Os áudios gravados foram transcritos e analisados. Os resultados das análises dos relatos dos sujeitos indicam que o treino vocal com o uso da BS e da FE aumenta a propriocepção e melhora o desempenho técnico no canto. O estudo sugere que a BS e a FE podem vir a ser ferramentas pedagógicas promissoras na conscientização dos problemas técnicos do canto e recursos eficazes na dissolução dos mesmos, porquanto ampliam a perceptibilidade do estudante, tornando-o mais consciente do seu desenvolvimento vocal. Abstract: This paper presents results of a study of the impact over time of vocal training with the use of elastic materials on increasing proprioception and improving technical performance in singing. The study involved four healthy singing students (sopranos), enrolled in an undergraduate music program. A single vocal task consisting in the performance of three excerpts of an opera aria by W. A. Mozart, was audio-recorded at two moments: Before and after a vocal training program (VTP) created by the authors. The subjects participated in ten individual training sessions, at the end of which they were interviewed. The audio recordings were transcribed and analysed. Results show that the use of the elastic materials increases the proprioception and improves the technical performance in singing. This study suggests that the SB and EB are promising pedagogical tools to promote awareness of singing technical problems and for overcoming them, as they stimulate the student’s self-perception, making them more aware of their vocal development.
Keywords: Pedagogia do canto
Movimento corporal
Desempenho técnico
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23627
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Canto e Propriocepção_Artigo_CIAIQ_2016.pdf979,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.