Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta Filho, Moacyr Silva-
dc.contributor.authorJesus, Luis M. T.-
dc.creatorCosta Filho, Moacyr Silva-
dc.creatorJesus, Luis M. T.-
dc.date.accessioned2017-07-24T11:07:03Z-
dc.date.available2017-07-24T11:07:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1647-3582-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23627-
dc.description38-52 p.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um trabalho sobre os impactos, ao longo do tempo, do treino vocal com o uso dos materiais elásticos Bola Suíça (BS) e Faixa Elástica (FE), nomeadamente o aumento da propriocepção e a melhoria do desempenho técnico no canto. Participaram do estudo quatro estudantes de canto (sopranos) voluntárias, saudáveis e matriculadas em curso de graduação em música. As estudantes foram solicitadas a gravar em áudio uma única tarefa vocal que consistiu na execução de três excertos de uma ária de ópera de W. A. Mozart, em dois diferentes momentos: Antes e depois de um Programa de Treinamento Vocal (PTV) criado pelos autores. Durante o PTV, os sujeitos participaram de dez sessões de treinamento e, ao final de cada sessão, foram entrevistados. Os áudios gravados foram transcritos e analisados. Os resultados das análises dos relatos dos sujeitos indicam que o treino vocal com o uso da BS e da FE aumenta a propriocepção e melhora o desempenho técnico no canto. O estudo sugere que a BS e a FE podem vir a ser ferramentas pedagógicas promissoras na conscientização dos problemas técnicos do canto e recursos eficazes na dissolução dos mesmos, porquanto ampliam a perceptibilidade do estudante, tornando-o mais consciente do seu desenvolvimento vocal. Abstract: This paper presents results of a study of the impact over time of vocal training with the use of elastic materials on increasing proprioception and improving technical performance in singing. The study involved four healthy singing students (sopranos), enrolled in an undergraduate music program. A single vocal task consisting in the performance of three excerpts of an opera aria by W. A. Mozart, was audio-recorded at two moments: Before and after a vocal training program (VTP) created by the authors. The subjects participated in ten individual training sessions, at the end of which they were interviewed. The audio recordings were transcribed and analysed. Results show that the use of the elastic materials increases the proprioception and improves the technical performance in singing. This study suggests that the SB and EB are promising pedagogical tools to promote awareness of singing technical problems and for overcoming them, as they stimulate the student’s self-perception, making them more aware of their vocal development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4368pt_BR
dc.subjectPedagogia do cantopt_BR
dc.subjectMovimento corporalpt_BR
dc.subjectDesempenho técnicopt_BR
dc.titleCanto e proprioceptividade: uma avaliação do desempenho vocal de cantores estudantespt_BR
dc.title.alternativeDesenvolvimento Curricular e Didáticapt_BR
dc.title.alternativeIndagatio Didacticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubAveiro - Portugalpt_BR
dc.identifier.numbervol. 8 (3)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Canto e Propriocepção_Artigo_CIAIQ_2016.pdf979,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.