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dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorRosa, Harlei Vasconcelos-
dc.creatorRosa, Harlei Vasconcelos-
dc.date.accessioned2017-07-07T18:52:37Z-
dc.date.available2017-07-07T18:52:37Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2017-04-24-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23523-
dc.description.abstractAtualmente, as tecnologias digitais, notadamente as tecnologias móveis, fazem parte mais intensamente do cotidiano das pessoas. Atentos a expansão dessas tecnologias na sociedade, os gestores educacionais brasileiros têm buscado sua inserção nas escolas públicas do País, desenvolvendo políticas e programas específicos para este fim. No entanto, os dispositivos móveis disponibilizados pelos projetos de governo possuem características técnicas e conceituais específicas distintas de outros equipamentos disponíveis no mercado, e possuem algumas limitações de uso, comprometendo o desenvolvimento de certas práticas. Nesse contexto, configura-se como problema de pesquisa: quais as concepções de educação presentes nos programas de inserção das tecnologias digitais na educação que determinaram as características técnicas e conceituais dos dispositivos móveis disponibilizados para as escolas públicas? Seriam necessárias características específicas, como as encontradas nos citados dispositivos, tanto de hardware quanto de software, para que estes fossem destinados às escolas? A pesquisa apoiou-se nas abordagens quantitativa e qualitativa, envolvendo a análise das características técnicas e conceituais dos dispositivos móveis que fizeram parte da fase Piloto do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e dos Programas Proinfo Integrado e PROUCA, além do estudo de políticas públicas e programas federais de inserção das tecnologias digitais nas escolas, com foco na compreensão de alguns dos principais documentos que serviram de base para a implementação dos programas e projeto citados. Dentre as constatações, destaca-se que o baixo custo foi fortemente determinante para a caracterização dos dispositivos, prevalecendo sobre outros aspectos, como desempenho, ergonomia, usabilidade e durabilidade, o que denota a necessidade de maior atenção quanto a relação custo-benefício quando da especificação dos equipamentos para as escolas públicas, com o intuito de buscar pela proposta mais vantajosa à gestão pública e a Educação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Currently, digital technologies, notably mobile technologies, are part of the daily people lives. Aware of these technologies expansion in society, Brazilian educational managers have sought their insertion in the country's public schools, developing specific policies and programs for this purpose. However, the mobile devices provided by the government projects have specific technical and conceptual characteristics distinct from other equipment available in the market, and have some use limitations, compromising the development of certain practices. In this context, research problems are configured: what are education conceptions present in the insertion programs of digital technologies in education that determined the technical and conceptual characteristics of the mobile devices available to public schools? Would it be necessary to have specific features, such as those found in the hardware and software devices, for them to be used in schools? The research was based on the quantitative and qualitative approaches, involving the analysis of the technical and conceptual characteristics of the mobile devices that were part of the Pilot phase of the One Computer Per Student (UCA), Proinfo Integrado and PROUCA Programs, as well as the study of policies Public and federal programs of insertion of the digital technologies in the schools, with focus in the understanding of some of the main documents that served as base for the implementation of the mentioned programs and project. Among the findings, it should be noted that the low cost was decisive for the characterization of the devices, prevailing over other aspects, such as performance, ergonomics, usability and durability, which indicates the need for more attention regarding the cost-benefit relation when specification of the equipment for the public schools, in order to seek the most advantageous proposal for public management and Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTablet (Computadores)pt_BR
dc.subjectLaptops (Computadores)pt_BR
dc.subjectPrograma Um Computador por Alunopt_BR
dc.subjectEducation – Technological innovationpt_BR
dc.subjectPolitics and educationpt_BR
dc.subjectSystems of Mobile communicationpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTablet (Computers)pt_BR
dc.subjectLaptops (Computers)pt_BR
dc.subjectOne Computer Per Student Programpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e educação : os dispositivos móveis nas políticas públicas de inserção das tecnologias na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLapa, Andrea Brandão-
dc.contributor.refereesLeite Junior, Jorge Costa-
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.refereesHetkowski, Tânia Maria-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
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