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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.authorCosta, Vanderson de Souza-
dc.creatorCosta, Vanderson de Souza-
dc.date.accessioned2017-06-29T11:29:49Z-
dc.date.available2017-06-29T11:29:49Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2017-04-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23385-
dc.description.abstractA teoria darwinista da evolução é um dos principais eixos integradores do conhecimento biológico atual. No entanto, mesmo com toda a importância a ela atribuída, ensinar evolução ainda apresenta desafios que têm dificultado seu ensino e sua compreensão. No contexto do ensino médio brasileiro, nota-se que a forma como os conteúdos de evolução vem sendo tradicionalmente abordada tem limitado a compreensão da evolução como um eixo integrador. É importante reconhecer que a integração do conhecimento biológico por meio da evolução passa por considerar a sua escala macroevolutiva e seu pluralismo de processos e de padrões. Contudo, o foco em seleção natural, mutação, gradualismo e microevolução, comum ao ensino de evolução, tem negligenciado importantes processos e padrões evolutivos e a macroevolução. Emerge, então, o desafio de ensinar evolução de forma a dar conta da conexão entre múltiplos processos e padrões evolutivos, de modo a permitir uma compreensão de modo pluralista e integrada. Orientada pelos marcos teóricos-metodológicos da pesquisa de design educacional, foi desenvolvida, em colaboração com um professor de biologia do ensino médio, uma investigação sobre as características de uma sequência didática para o ensino e a compreensão de evolução de modo pluralista e integrado. Esta investigação será relatada ao longo de dois artigos: (a) o primeiro artigo tratando da fase de estudo preliminar, a partir da qual foi desenvolvida a proposta de cinco princípios de design para o planejamento de uma abordagem de ensino de evolução que utilize narrativas de eventos macroevolutivos e considere a pluralidade de processos e de padrões, e (b) o segundo tratando da investigação do primeiro protótipo elaborado a partir implementação destes princípios em um contexto real de sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe darwinian theory of evolution is one of the main integrating axis of current biological knowledge. However, even with all the importance attributed to it, teaching evolution still presents challenges that have hindered their teaching and understanding. In the context of brazilian high school, it is noted that the way how the content of evolution lessons has been traditionally treated has limited the understanding of evolution as an integrating axis. It is important to recognize that the integration of the biological knowledge through evolution takes account its macroevolutionary scale and its pluralism of processes and patterns. However, the focus on natural selection, mutation, gradualism, and microevolution, common to evolution teaching, has neglected important evolutionary processes and patterns and the macroevolution. Then, emerges the challenge of teaching evolution in order to account for the connection between diverse evolutionary processes and patterns, to allow a pluralistic and integrated understanding. Guided by the theoretical-methodological frameworks of educational design research, I developed, in collaboration with a high school biology teacher, an investigation into the characteristics of a didactic sequence for teaching and understanding of evolution in a pluralistic and integrated way. This research will be reported over two articles: (a) The first article dealing with the preliminary study phase, from which the proposal of five design principles was developed for the planning of an evolutionary teaching approach that uses narratives of macroevolutionary events and considers the plurality of processes and patterns, and (b) The second dealing with the investigation of the first prototype elaborated from implementation of these principles in a real classroom context.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Evoluçãopt_BR
dc.subjectMacroevoluçãopt_BR
dc.subjectNarrativas de Eventos Macroevolutivospt_BR
dc.subjectPluralismo de Processospt_BR
dc.subjectPluralismo de Padrõespt_BR
dc.subjectEixo Integradorpt_BR
dc.subjectPesquisa de Design Educacionalpt_BR
dc.titleTrazendo a macroevolução para a sala de aula: Ensinando biologia evolutiva de forma pluralista e integradapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSepúlveda, Claudia-
dc.contributor.refereesMeyer, Diogo-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

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