Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23253
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Reflexões sobre a prática clínica supervisionada em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental no Brasil |
Otros títulos : | Revista de Ciências Médicas e Biológicas |
Autor : | Velasquez, Michella Lopes Thomé, Célia Regina Oliveira, Irismar Reis de |
metadata.dc.creator: | Velasquez, Michella Lopes Thomé, Célia Regina Oliveira, Irismar Reis de |
Resumen : | Introdução: a qualidade do tratamento oferecido em psicoterapia tornou-se um grande desafio para cursos de graduação e pósgraduação em Psicologia. Dados promissores sugerem que a supervisão clínica tem um efeito positivo no desenvolvimento e manutenção de competências terapêuticas, reforçando a relevância de pesquisas sobre os elementos associados a uma maior eficácia na supervisão clínica, bem como a investigação de alternativas para disseminação da prática clínica supervisionada de boa qualidade. Objetivo: este estudo visa a contribuir para uma maior compreensão do processo através do qual as competências terapêuticas são construídas na supervisão clínica em terapia cognitivo-comportamental (TCC) em cursos de formação no Brasil. Metodologia: todas as instituições regularmente credenciadas junto ao MEC que oferecem cursos de pós-graduação em TCC, que concordaram em participar do estudo, responderam a um questionário eletrônico, sem identificação do respondente, contendo questões gerais e específicas sobre a prática clínica supervisionada em TCC e sobre o desenvolvimento profissional do supervisor clínico. Resultado: todos os cursos oferecem sessões de supervisão em grupo, geralmente mensais, com pelo menos 75 horas da carga horária do curso dedicadas a supervisão clínica em 61,54% das instituições. A maioria dos participantes não relatou o uso de uma estrutura de supervisão. O desempenho dos alunos em supervisão é regularmente avaliado na maioria dos cursos (84,62%), embora a avaliação dos supervisores seja menos frequente e estruturada (53,85%), assim como a prática de meta-supervisão (23,08%). Conclusão: em tempos de prática baseada em evidências, dados mais robustos sobre a eficácia do treinamento de supervisores e seu impacto na construção e manutenção de habilidades terapêuticas podem apoiar futuras práticas para aumentar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes em todo o mundo. |
Palabras clave : | Terapia cognitivo-comportamental. Supervisão clínica. Competência clínica. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia |
Citación : | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23253 |
Fecha de publicación : | sep-2015 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.