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dc.contributor.authorVelasquez, Michella Lopes-
dc.contributor.authorThomé, Célia Regina-
dc.contributor.authorOliveira, Irismar Reis de-
dc.creatorVelasquez, Michella Lopes-
dc.creatorThomé, Célia Regina-
dc.creatorOliveira, Irismar Reis de-
dc.date.accessioned2017-06-20T15:38:49Z-
dc.date.available2017-06-20T15:38:49Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationRev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23253-
dc.description.abstractIntrodução: a qualidade do tratamento oferecido em psicoterapia tornou-se um grande desafio para cursos de graduação e pósgraduação em Psicologia. Dados promissores sugerem que a supervisão clínica tem um efeito positivo no desenvolvimento e manutenção de competências terapêuticas, reforçando a relevância de pesquisas sobre os elementos associados a uma maior eficácia na supervisão clínica, bem como a investigação de alternativas para disseminação da prática clínica supervisionada de boa qualidade. Objetivo: este estudo visa a contribuir para uma maior compreensão do processo através do qual as competências terapêuticas são construídas na supervisão clínica em terapia cognitivo-comportamental (TCC) em cursos de formação no Brasil. Metodologia: todas as instituições regularmente credenciadas junto ao MEC que oferecem cursos de pós-graduação em TCC, que concordaram em participar do estudo, responderam a um questionário eletrônico, sem identificação do respondente, contendo questões gerais e específicas sobre a prática clínica supervisionada em TCC e sobre o desenvolvimento profissional do supervisor clínico. Resultado: todos os cursos oferecem sessões de supervisão em grupo, geralmente mensais, com pelo menos 75 horas da carga horária do curso dedicadas a supervisão clínica em 61,54% das instituições. A maioria dos participantes não relatou o uso de uma estrutura de supervisão. O desempenho dos alunos em supervisão é regularmente avaliado na maioria dos cursos (84,62%), embora a avaliação dos supervisores seja menos frequente e estruturada (53,85%), assim como a prática de meta-supervisão (23,08%). Conclusão: em tempos de prática baseada em evidências, dados mais robustos sobre a eficácia do treinamento de supervisores e seu impacto na construção e manutenção de habilidades terapêuticas podem apoiar futuras práticas para aumentar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes em todo o mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/14985/10884pt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamental.pt_BR
dc.subjectSupervisão clínica.pt_BR
dc.subjectCompetência clínica.pt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática clínica supervisionada em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.14, n.3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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