Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorWanderley, Yuri Bastos-
dc.creatorWanderley, Yuri Bastos-
dc.date.accessioned2017-06-13T10:30:50Z-
dc.date.available2017-06-13T10:30:50Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.date.submitted2017-04-05-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22983-
dc.description.abstractPor atender, em sua maioria, jovens das classes populares, as Redes Públicas de Ensino podem desempenhar um papel estratégico na diminuição das barreiras impostas por condições históricas e culturais, provenientes das desigualdades sociais e econômicas, que limitam um maior potencial das apropriações tecnológicas por parte dos jovens das classes populares. O desafio não é apenas incluir a escola pública e a sua comunidade no mundo da tecnologia por meio da distribuição de equipamentos, mas contribuir para a construção de bases pedagógicas, técnicas e políticas que possibilitem e estimulem apropriações tecnológicas críticas, contextualizadas e colaborativas, dentro e fora das escolas. A pesquisa teve como objeto de estudo o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia, a Rede Anísio Teixeira, no qual o pesquisador atua como educador e gestor. Por meio de um Estudo de Caso inspirado na Etnopesquisa Crítica e Implicada e a Pesquisa da Experiência propostas por Macedo (2009, 2010 e 2015), buscou compreender as experiências vivenciadas pelos educadores nos processos de gestão, formação, produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres desenvolvidos no Programa. Ao considerar as experiências dos educadores como principais elementos de seu exercício de compreensão, a pesquisa trouxe para o centro da discussão as relações humanas, suas compreensões e implicações. Experiências vivenciadas no contexto de um programa de governo, orientado por uma proposta de apropriação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, que se inspira na criticidade, na contextualização e na colaboração. Apesar de ser um programa de difusão tecnológica, as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira, mostraram que as tecnologias não precisam ser compreendidas como o fim em si, mas como linguagens que promovem relações, permeadas por desafios e potencialidades, oportunidades e ameaças, que podem ser apropriadas pela comunidade escolar como dispositivos políticos de afirmação social, histórica e cultural.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT By mostly assisting young people of the popular classes, the public-school system can play a strategic role in reducing the barriers imposed by historical and cultural conditions, resulting from social and economic inequalities, which limit the greater potential of technological appropriations by the popular classes teenagers. The challenge is not only to include public schools and their communities in the technological world by distributing equipment, but to contribute to the construction of pedagogical, technical and political bases that allow and stimulate critical, contextualized and collaborative technological appropriations inside and outside school. This research had as its object of study the “Rede Anísio Teixeira”, which is the Educational Media and Technologies Dissemination Program of Bahia’s Public School System, in which the researcher acts as an educator and manager. Through a case study inspired by the critical and involved “ethnoresearch” and the experience research proposed by Macedo (2009, 2010 and 2015), he sought to understand the experiences lived by educators in the processes of management, formation, production and sharing of Free Educational Media and Technologies developed in the Program. In considering the experiences as the main element of its exercise of understanding, the research brought to the center of the discussion the human relationships, their understandings and implications. Experiences lived in the context of a government program, guided by a proposal of technological appropriation in the teaching and learning processes, which is inspired by criticality, contextualization and collaboration. Although it is a technological dissemination program, the experiences of “Rede Anísio Teixeira” educators have shown that technologies need not be understood as an end in themselves, but as languages that foster relationships, permeated by challenges and potentialities, opportunities and threats, that can be appropriated by the school community as political devices of social, historical and cultural affirmation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApropriações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTecnologias educacionais livrespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectTechnological appropriationspt_BR
dc.subjectCriticalitypt_BR
dc.subjectCriticalitypt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectFree educational media and technologiespt_BR
dc.titleApropriações tecnológicas no ensino e aprendizagem: as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.refereesSeverino, José Roberto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FACED_DISSERTAÇÃO-YURI BASTOS WANDERLEY.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.