Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22972
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Matemática Divertida e Curiosa |
Authors: | Santos, Jonatas Daniel dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Jonatas Daniel dos |
Abstract: | Este trabalho trata, de uma forma geral, das dificuldades que os alunos vêm enfrentando em relação à aprendizagem da matemática, por ser vista por muitos como a matéria mais difícil do currículo escolar, uma vez que se faz necessário decorar os símbolos e as regras que devem ser usadas que são apresentadas através de aulas tradicionais, pouco dinâmicas, desinteressantes e cansativas. Diante deste cenário, é importante que haja uma iniciativa de mudança no ensino e vemos nos jogos uma possível solução para tal problema, sugerindo estratégias como o uso dos jogos e ludicidade em geral para chamara atenção dos alunos para que consigam entender o que está sendo ensinado, causando interesse e motivação, fazendo a aprendizagem tornar-se prazerosa. As habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática através do uso de jogos irão ajudar os alunos na concentração, estruturação do raciocínio lógico, criar estratégias de resolução de problemas e tomadas de decisões, trabalho em equipe e no relacionamento com o próximo. Essas habilidades servirão não somente para as aulas de matemática, mas em outras disciplinas escolares e em sua vida em sociedade. |
Keywords: | Matemática Aprendizagem Ensino Mudança Jogos Motivação Estratégias Raciocínio |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ensino da Matemática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22972 |
Issue Date: | 12-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Dissertação (PROFMAT) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Jonatas.pdf | 10,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.