Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22972
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Matemática Divertida e Curiosa
Authors: Santos, Jonatas Daniel dos
metadata.dc.creator: Santos, Jonatas Daniel dos
Abstract: Este trabalho trata, de uma forma geral, das dificuldades que os alunos vêm enfrentando em relação à aprendizagem da matemática, por ser vista por muitos como a matéria mais difícil do currículo escolar, uma vez que se faz necessário decorar os símbolos e as regras que devem ser usadas que são apresentadas através de aulas tradicionais, pouco dinâmicas, desinteressantes e cansativas. Diante deste cenário, é importante que haja uma iniciativa de mudança no ensino e vemos nos jogos uma possível solução para tal problema, sugerindo estratégias como o uso dos jogos e ludicidade em geral para chamara atenção dos alunos para que consigam entender o que está sendo ensinado, causando interesse e motivação, fazendo a aprendizagem tornar-se prazerosa. As habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática através do uso de jogos irão ajudar os alunos na concentração, estruturação do raciocínio lógico, criar estratégias de resolução de problemas e tomadas de decisões, trabalho em equipe e no relacionamento com o próximo. Essas habilidades servirão não somente para as aulas de matemática, mas em outras disciplinas escolares e em sua vida em sociedade.
Keywords: Matemática
Aprendizagem
Ensino
Mudança
Jogos
Motivação
Estratégias
Raciocínio
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino da Matemática
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22972
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertação (PROFMAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Jonatas.pdf10,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.