https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22820
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise do ensino de geometria no Ensino Médio através do Teorema de Euler para poliedros convexos |
Autor(es): | Mascarenhas, Jorge Alécio |
Autor(es): | Mascarenhas, Jorge Alécio |
Abstract: | Nesta dissertação será feita uma análise da situação atual do ensino da Geometria nos cursos do Ensino Médio através da apresentação do Teorema de Euler para Poliedros Convexos e da análise da sua utilização em salas de aula. Será feita uma re flexão sobre o desenvolvimento do raciocínio dedutivo nesse nível de ensino e sobre a abordagem que se dá a formação do cidadão quanto a algumas competências importantes para a capacidade de análise crítica da realidade. Uma abordagem histórica investigará a trajetória das didáticas utilizadas no ensino dessa ciência. Por m serão levantadas propostas para o ensino de Geometria e para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo através de demonstrações geométricas. |
Palavras-chave: | Ensino Geometria Raciocínio Dedutivo Euler e Poliedros Convexos |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22820 |
Data do documento: | 6-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jorge Alécio.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.