Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22307
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiências infantis com a violência no ambiente escolar.
Título(s) alternativo(s): Rev. Gest. Saúde
Autor(es): Nobre, Caroline Soares
Frota, Mirna Albuquerque
Noronha, Ceci Vilar, et al.
Autor(es): Nobre, Caroline Soares
Frota, Mirna Albuquerque
Noronha, Ceci Vilar, et al.
Abstract: Entende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no mbiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de Nº 355.525/2012. Os atos de violência são habituais para as crianças e percorrem as relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva.
Palavras-chave: Violência
Saúde Escolar
Criança
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22307
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ceci Noronha. 2016.pdf407,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.