Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22307
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Experiências infantis com a violência no ambiente escolar.
Other Titles: Rev. Gest. Saúde
Authors: Nobre, Caroline Soares
Frota, Mirna Albuquerque
Noronha, Ceci Vilar, et al.
metadata.dc.creator: Nobre, Caroline Soares
Frota, Mirna Albuquerque
Noronha, Ceci Vilar, et al.
Abstract: Entende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no mbiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de Nº 355.525/2012. Os atos de violência são habituais para as crianças e percorrem as relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva.
Keywords: Violência
Saúde Escolar
Criança
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22307
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ceci Noronha. 2016.pdf407,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.