Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorGomes, Rogério Rodrigues-
dc.creatorGomes, Rogério Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-05-03T16:21:15Z-
dc.date.available2017-05-03T16:21:15Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.date.submitted2017-03-09-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22237-
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e usuários de substâncias psicoativas. O aporte teórico advém da multirreferencialidade, da teoria do interacionismo simbólico, da antropologia interpretativa, da etnometodologia, da etnopesquisa implicada e da psicologia cultural. Figuram como representantes deste aporte: Jacques Ardoino, Howard Becker, Erving Goffman, Clifford Geertz, Alain Coulon, Harold Garfinkel, Roberto Sidinei Macedo, Jerome Bruner. A tese tem como questão principal: Quais as compreensões e sentidos atribuídos aos períodos de vida onde os comportamentos desviantes são descobertos e formalizados como atos infracionais nos usuários de substâncias psicoativas que cumprem medidas socioeducativas? As compreensões e os sentidos atribuídos pelos jovens de classes populares com relação aos seus comportamentos considerados desviantes e formalizados enquanto atos infracionais se configuram como eixo norteador desta tese. O dispositivo de abordagem das narrativas foi o de entrevistas por seu caráter dialógico, interacionista e capaz de captar relações de atribuição causal e sentidos dos sujeitos sociais. O dispositivo de análise constituiu-se em construção de eixos temáticos, unidades de significação e respectivas noções subsunçoras. Da análise e reflexão com as noções subsunçoras e as narrativas emergiu o conceito de “Etnocompreensões Outsiders”. O conceito é desenvolvido a partir de sua irredutível relação com a experiência cultural e com a subjetividade, o que o torna provocador de políticas públicas educacionais, de saúde e de assistência social relativizadoras e coerentes com o contexto próprio de cada sujeito.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis presents the qualitative research carried out with young people in compliance with socio-educational measures and users of psychoactive substances. The sources of theoretical contribution are the theory of multireferentiality, the theory of symbolic interactionism, the interpretative anthropology, the ethnomethodology, the implied ethnoresearch and cultural psychology. Representatives of this contribution are Jacques Ardoino, Howard Becker, Erving Goffman, Clifford Geertz, Alain Coulon, Harold Garfinkel, Roberto Sidinei Macedo, Jerome Bruner. The main question of this thesis is: What is the understanding and meaning attributed to the periods of life where deviant behaviors are discovered and formalized as infractions in the users of psychoactive substances that comply with socio-educational measures? The research about the understandings and the meanings attributed by the young people of the popular classes in relation to their behaviors considered deviant and formalized as infractions acts, are the guiding axis of this thesis. The approach to narratives was that of interviews because of their dialogical, interactionist character and capable of capturing relations of causal attribution and senses of social subjects. The analytical device consisted of the construction of thematic axes, units of signification and respective subsumption notions. From the analysis and reflection withdrawn from the subsumption notions and the narratives emerged the concept of "Outsiders Etnounderstandings". The concept is developed based on its irreducible relation with cultural experience and with subjectivity, which ends up provoking public educational policies, health and social assistance, relativizing it and being coherent with the context of each individual.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esta tesis presenta una investigación cualitativa con jóvenes en el cumplimiento de las medidas socioeducativas y usuarios de sustancias psicoactivas. El aporte teórico proviene de la teoría de la multirreferencialidad, la teoría de la interacción simbólica, antropología interpretativa, de la etnometodología, la etnopesquisa implícita y la psicología cultural. Apareciendo como representantes de esta contribución: Jacques Ardoino, Howard Becker, Erving Goffman, Clifford Geertz, Alain Coulon, Harold Garfinkel, Roberto Sidinei Mecedo, Jerome Bruner. La tesis tiene como pregunta principal: ¿Qué entendimientos y significados atribuidos a los períodos de vida en que conductas delictivas son formalizadas como actos ilegales de los consumidores de sustancias psicoactivas que cumplen medidas socioeducativas? La investigación de las interpretaciones y significados atribuidos por los jóvenes con respecto a su comportamiento considerado anormal como un hecho ilícito se configuran como hilo conductor de esta tesis. Utilicé las entrevistas como dispositivo para abordar las narrativas de los jóvenes debido a sus posibilidades de diálogo e interacción con ellos, con el objetivo de capturar las relaciones atribución causal y los significados de estos sujetos sociales. El dispositivo de análisis fue la construicción de ejes tematicos, es decir, unidades de significación y nociones subsunzoras. Desde mis análisis y reflexiónes propuse el concepto de "Etnocompreenciones Outsiders". El concepto es desarrollado desde uma relación irreductible de la experiencia cultural con la subjetividad, lo que hace cuestionar las políticas públicas educacionales, de salud y de atención social, visando hacerlas relativizadoras y coerentes con el contexto propio de cada sujeto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEtnocompreensões outsiderspt_BR
dc.subjectSocioeducationpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectOutsiders etnounderstandingspt_BR
dc.subjectMedidas socioeducacionaispt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectJuventudpt_BR
dc.subjectEtnocompreenciones outsiderspt_BR
dc.titleContinuidades e rupturas nas histórias de vida de jovens usuários de drogas em medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesReis, Leonardo Rangel dos-
dc.contributor.refereesSá, Silvia Michele Lopes Macedo de-
dc.contributor.refereesGuerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.refereesAzevedo, Omar Barbosa-
dc.contributor.refereesBritto, Moema Ferreira Soares-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO RODRIGUES GOMES(3).pdfArquivo da tese principal2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.