Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22213
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O patrimônio material em Escada-PE: entre ativações e exclusões |
Autor : | COELHO, SELMA MARIA |
metadata.dc.creator: | COELHO, SELMA MARIA |
Resumen : | O presente trabalho se propôs a analisar o abandono do patrimônio cultural material em Escada PE, com foco, principalmente, no conjunto arquitetônico dos engenhos de cana de açúcar, formado pelas casas-grandes, senzalas e capelas, algumas de valor significativo para a comunidade, como o Engenho Jundiá, onde nasceu o artista Cícero Dias. Apesar dos esforços empreendidos pelos atores sociais. Discute-se também o papel dos atores sociais e os valores nas políticas de preservação, analisando-se as diferenças entre as compreensões institucionais e sociais relacionadas aos sucessivos modelos de gestão e a aplicação de políticas de salvaguarda e de preservação do patrimônio cultural. Para tratar do tema Patrimônio e Patrimonialização, buscou-se os conceitos de Pereiro (2006/2003), e a fundamentação teórica de Silva (2011). Sob este fundamento se apresenta a patrimonialização como vetor para o desenvolvimento. Há, ainda, o alinhamento ao pensamento de Anne Marie Pessis (2006), no que se refere à importância da educação patrimonial. |
Palabras clave : | Patrimônio Identidade Preservação Políticas Públicas Atores Sociais |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | IHAC |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22213 |
Fecha de publicación : | 2-may-2017 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Selma Coelho.pdf | 364,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.