Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22014
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental das empresas brasileiras? um estudo multicaso na indústria cerâmica de Santa Catarina
Autor : Alperstedt, Graziela Dias
Quintella, Rogério Hermida
Martignago, Graciella
Bulgacov, Sérgio
metadata.dc.creator: Alperstedt, Graziela Dias
Quintella, Rogério Hermida
Martignago, Graciella
Bulgacov, Sérgio
Resumen : O objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da atuação das estratégias de gestão ambiental das maiores empresas cerâmicas brasileiras no mercado externo. Os fundamentos teóricos discutem a gestão ambiental e seus aspectos determinantes, com ênfase nos requisitos e padrões do mercado externo, os quais exigem da empresa nacional seu enquadramento aos ditames de qualidade definidos no país de destino de seus produtos, assim como regulamentações referentes às questões ambientais e atitudes empresariais. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso, de natureza qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturados e análise interpretativa. Os dados foram organizados seguindo a ordem cronológica, tanto da atuação no mercado externo quanto das práticas ambientais das empresas, com destaque para a visão estratégica da política ambiental das organizações. Apesar da coincidência, em termos de evolução das categorias estudadas (gestão ambiental e atuação no mercado externo), os resultados da pesquisa não permitem afirmar que as estratégias ambientais das empresas tenham sido afetadas por sua atuação no mercado externo. Outros fatores, porém, emergiram como explicações para a estratégia ambiental das empresas, tais como a legislação brasileira e o próprio processo de globalização, levando-as a adotar melhores práticas, contribuindo para manter sua competitividade.
Palabras clave : Estratégias
Gestão ambiental
Indústria cerâmica
Mercado externo
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22014
Fecha de publicación : may-2013
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental.pdf301,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.