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dc.contributor.authorAlperstedt, Graziela Dias-
dc.contributor.authorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorMartignago, Graciella-
dc.contributor.authorBulgacov, Sérgio-
dc.creatorAlperstedt, Graziela Dias-
dc.creatorQuintella, Rogério Hermida-
dc.creatorMartignago, Graciella-
dc.creatorBulgacov, Sérgio-
dc.date.accessioned2017-04-17T20:13:29Z-
dc.date.available2017-04-17T20:13:29Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.issn1981-982X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22014-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da atuação das estratégias de gestão ambiental das maiores empresas cerâmicas brasileiras no mercado externo. Os fundamentos teóricos discutem a gestão ambiental e seus aspectos determinantes, com ênfase nos requisitos e padrões do mercado externo, os quais exigem da empresa nacional seu enquadramento aos ditames de qualidade definidos no país de destino de seus produtos, assim como regulamentações referentes às questões ambientais e atitudes empresariais. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso, de natureza qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturados e análise interpretativa. Os dados foram organizados seguindo a ordem cronológica, tanto da atuação no mercado externo quanto das práticas ambientais das empresas, com destaque para a visão estratégica da política ambiental das organizações. Apesar da coincidência, em termos de evolução das categorias estudadas (gestão ambiental e atuação no mercado externo), os resultados da pesquisa não permitem afirmar que as estratégias ambientais das empresas tenham sido afetadas por sua atuação no mercado externo. Outros fatores, porém, emergiram como explicações para a estratégia ambiental das empresas, tais como a legislação brasileira e o próprio processo de globalização, levando-as a adotar melhores práticas, contribuindo para manter sua competitividade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source10.5773/rgsa.v7i2.726pt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectIndústria cerâmicapt_BR
dc.subjectMercado externopt_BR
dc.titleA atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental das empresas brasileiras? um estudo multicaso na indústria cerâmica de Santa Catarinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRGSA - Revista de Gestão Social e Ambientalpt_BR
dc.identifier.numberSão Paulo, v. 7, n. 2, p. 3-19, maio/ago. 2013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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