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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21948
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial: a criação artesanal de itinerários formativos |
Autor : | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
metadata.dc.creator: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
Resumen : | O território brasileiro, em sua diversidade, é um espaço de criação, vivendo as metamorfoses das novas configurações interorganizacionais e associativas, com pluralidade de atores e mediação tecnológica. Os novos significados e sentidos do desenvolvimento territorial requerem gestores orientados pelas necessidades da sociedade do presente e do futuro. Itinerários formativos ou currículos devem ser construídos respondendo às necessidades e com designs representativos da estrutura conceptual, recortada do campo da sociedade territorializada de saberes e práticas da gestão social. Designs Curriculares evoluem do linear ao orgânico e deste ao fractal como produtos artesanais que são. O Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) e o Programa LABOR são representativos da evolução dos designs curriculares como produção artesanal reflexiva das metamorfoses dos poderes territorializados. |
Palabras clave : | Gestão Social Itinerários Formativos Currículo Designs Curriculares: Linear, Orgânico, Fractal |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21948 |
Fecha de publicación : | may-2014 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial - A Criação Artesanal de Itinerários Formativos.pdf | 460,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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