Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21921
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Barreiras na comercialização de créditos de carbono: um estudo de caso de uma empresa de papel na Bahia
Autor : Souza, André Luis Rocha de
Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
metadata.dc.creator: Souza, André Luis Rocha de
Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
Resumen : A partir da criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um novo mercado surgiu, denominado mercado de carbono, no qual foram desenvolvidos projetos de MDL e negociados os créditos de carbono gerados a partir desses projetos. Neste contexto, foram estabelecidas relações comerciais globais, pautadas em acordos firmados entre os compradores e vendedores dos créditos de carbono. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral estudar as formas e principais dificuldades para comercialização dos créditos de carbono oriundos de projetos de MDL no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de natureza bibliográfica e documental, como também um estudo de caso em uma indústria de papel situada no interior da Bahia, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com representantes da empresa, por meio de um roteiro. Como resultado, observou-se que as formas de comercialização dos créditos de carbono pautam-se em instrumentos contratuais característicos do mercado derivativo, sendo a comprovação da adicionalidade uma das principais barreiras encontradas para viabilizar a concepção e o desenvolvimento do projeto de MDL e a comercialização dos créditos de carbono gerados.
Palabras clave : Mercado de Carbono
Créditos de Carbono
Comercialização de Créditos de carbono
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21921
Fecha de publicación : ene-2013
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.