Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, André Luis Rocha de-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antônio Costa-
dc.contributor.authorAndrade, José Célio Silveira-
dc.creatorSouza, André Luis Rocha de-
dc.creatorSilva Júnior, Antônio Costa-
dc.creatorAndrade, José Célio Silveira-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:34:20Z-
dc.date.available2017-04-11T18:34:20Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21921-
dc.description.abstractA partir da criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um novo mercado surgiu, denominado mercado de carbono, no qual foram desenvolvidos projetos de MDL e negociados os créditos de carbono gerados a partir desses projetos. Neste contexto, foram estabelecidas relações comerciais globais, pautadas em acordos firmados entre os compradores e vendedores dos créditos de carbono. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral estudar as formas e principais dificuldades para comercialização dos créditos de carbono oriundos de projetos de MDL no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de natureza bibliográfica e documental, como também um estudo de caso em uma indústria de papel situada no interior da Bahia, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com representantes da empresa, por meio de um roteiro. Como resultado, observou-se que as formas de comercialização dos créditos de carbono pautam-se em instrumentos contratuais característicos do mercado derivativo, sendo a comprovação da adicionalidade uma das principais barreiras encontradas para viabilizar a concepção e o desenvolvimento do projeto de MDL e a comercialização dos créditos de carbono gerados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://web.crcba.org.br:8080/seer/index.php/volume012013/article/view/6pt_BR
dc.subjectMercado de Carbonopt_BR
dc.subjectCréditos de Carbonopt_BR
dc.subjectComercialização de Créditos de carbonopt_BR
dc.titleBarreiras na comercialização de créditos de carbono: um estudo de caso de uma empresa de papel na Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista de Contabilidade da Bahiapt_BR
dc.identifier.numberVolume 01, n. 1, jan/junho de 2013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barreiras na Comercialização de Cráditos de Carbono - um estudo de caso de uma empresa de papel na Bahia.pdf362,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.