Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21921
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Barreiras na comercialização de créditos de carbono: um estudo de caso de uma empresa de papel na Bahia
Autor(es): Souza, André Luis Rocha de
Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
Autor(es): Souza, André Luis Rocha de
Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
Abstract: A partir da criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um novo mercado surgiu, denominado mercado de carbono, no qual foram desenvolvidos projetos de MDL e negociados os créditos de carbono gerados a partir desses projetos. Neste contexto, foram estabelecidas relações comerciais globais, pautadas em acordos firmados entre os compradores e vendedores dos créditos de carbono. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral estudar as formas e principais dificuldades para comercialização dos créditos de carbono oriundos de projetos de MDL no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de natureza bibliográfica e documental, como também um estudo de caso em uma indústria de papel situada no interior da Bahia, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com representantes da empresa, por meio de um roteiro. Como resultado, observou-se que as formas de comercialização dos créditos de carbono pautam-se em instrumentos contratuais característicos do mercado derivativo, sendo a comprovação da adicionalidade uma das principais barreiras encontradas para viabilizar a concepção e o desenvolvimento do projeto de MDL e a comercialização dos créditos de carbono gerados.
Palavras-chave: Mercado de Carbono
Créditos de Carbono
Comercialização de Créditos de carbono
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21921
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barreiras na Comercialização de Cráditos de Carbono - um estudo de caso de uma empresa de papel na Bahia.pdf362,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.