Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorLima, Ana Carolina Santos de-
dc.creatorLima, Ana Carolina Santos de-
dc.date.accessioned2017-04-04T18:57:50Z-
dc.date.available2017-04-04T18:57:50Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.date.submitted2014-02-11-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21821-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender como os professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que lecionam em cursos técnicos orientados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC),recontextualizam o texto político do PRONATEC e constroem seu discurso pedagógico. Para isso, foi adotado como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de Recontextualização, Saberes Profissionais e Discurso, utilizou-se também a pesquisa de campo de inspiração etnográfica e entrevistas individuais. Ademais, houve uma breve retrospectiva da educação profissional, com intuito de mostrar as diferenças que ocorreram ao longo do tempo nessa área e as políticas públicas adotadas para a EPT dos anos de 2004 a 2011. Assim, foi apresentado os conceitos das categorias principais do trabalho, a fim de nortear a discussão dos dados colhidos nas entrevistas realizadas com os professores. A pesquisa revelou que as implantações de programas específicos para a educação não partem da realidade sobre o que realmente ocorre no campo recontextualizador que é a sala de aula, além de não considerar a cultura profissional das instituições de ensino. Contudo, a partir do discurso pedagógico dos professores, foi possível perceber que os mesmos não apenas traduzem textos políticos como também são interpretes de tais textos, recontextualizando tais determinações.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Swap to PortugueseThis research aimed at understanding how teachers of Vocational and Technological Education (EPT) who teach in technical courses guided by the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC), recontextualize political text PRONATEC and build their pedagogical discourse. For this, it adopted as methodology the bibliographical research on the concepts of Recontextualizing, Knowledge and Professional Speech, also used the ethnographic inspiration of field research and personal interviews. In addition, there was a retrospective of education soon, aiming to show the differences that occurred over time in this area and public policies adopted for the EPT the years 2004 to 2011. Thus was presented the concepts of the major categories of work in order to guide the discussion of the data collected in interviews with teachers. The survey revealed that the specific programs deployments to education does not start from the reality of what actually occurs in recontextualizador field is the classroom, and not consider the professional culture of educational institutions. However, from the educational discourse of teachers, it was revealed that they not only translate political texts they are also interpreters of such texts, recontextualizer such determinations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.titleO trabalho docente na educação profissional e tecnológica: uma compreensão da prática de ensino de professores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLordelo, Sayonara Nobre de Brito-
dc.contributor.refereesSantos, Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEMENTOS PRE TEXTUAIS (2) última versão.pdf220,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
INTRODUÇÃO ÚLTIMA VERSÃO.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.