Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Murilo Morais de-
dc.contributor.authorEsteves, Maria Carolina Lopes-
dc.creatorEsteves, Maria Carolina Lopes-
dc.date.accessioned2017-03-02T15:58:27Z-
dc.date.available2017-03-02T15:58:27Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.date.submitted2016-02-05-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21596-
dc.description.abstractEste texto é um estudo sobre o trabalho pedagógico com o judô e as lutas na escola, a partir da discussão dos seus elementos históricos, e como ele pode ser tratado na escola numa perspectiva crítico-superadora. Neste sentido, esta pesquisa aborda as possibilidades de contribuição do conhecimento judô – cuja violência é uma característica intrínseca – no processo de humanização dos relacionamentos das crianças e adolescentes dentro da sociedade capitalista; e a possível justificativa para o trato deste conhecimento dentro da escola. A hipótese é que o judô adquiriu, desde a sua gênese, um caráter de organização e sistematização para transmissão de seu conhecimento; estruturou um trabalho pedagógico para o seu ensino, baseado nos princípios e valores de coragem, integridade, solidariedade, estratégia e concentração – capaz de educar para a transformação social, em vez de acirrar a competição e o individualismo – e assim, ser transmitido como conteúdo científico na escola. A pesquisa foi construída a partir do método materialista histórico-dialético com o objetivo de compreender o judô: como luta, elemento clássico da Educação Física e conteúdo escolar capaz de contribuir no processo de emancipação humana.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This text is a study of the pedagogical work with the judo and wrestling at school, considering its historical elements, and how it can be treated in an educational super critical perspective. In this sense, this research addresses the contributions of the judo knowledge to the humanization process of children and adolescents relationships within capitalist society; and the treatment of this knowledge within the school. The hypothesis is that judo has acquired since its genesis, an organizational character and systematization for transmitting his knowledge. Judo also structured a pedagogical work for their teaching based on the principles and values of courage, integrity, solidarity, strategy and concentration - able to educate for social change, rather than intensify competition and individualism - and thus be transmitted as content science in school. The research was built from the historical and dialectical materialist method in order to understand the judo: as a fight, a classical element of physical education and a school program that can contribute to human emancipation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectWrestlingpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.titleDas lutas ao judô na escola: perspectivas para o trato com o conhecimento judôpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesCovalope, Carlos Roberto-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesSá, Kátia Olivier-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programLinha de Estudo e Pesquisa em Educação Física Esporte Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsLEPELpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.