Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorLima, Tatiane de Lucena-
dc.creatorLima, Tatiane de Lucena-
dc.date.accessioned2016-12-20T16:09:29Z-
dc.date.available2016-12-20T16:09:29Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.date.submitted2012-02-29-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21113-
dc.description.abstractTrata-se de uma investigação Etnográfica, embasada nas abordagens da Complexidade, da Multirreferencialidade e das Epistemologias Feministas, que analisou as concepções político-pedagógicas norteadoras dos atos de currículo produzidos no curso de Bacharelado em Gênero e Diversidade da UFBA e suas implicações nas experiências formativas dos estudantes. No campo epistemológico, o estudo se situa no escopo das epistemologias feministas. A pesquisa qualitativa do tipo etnográfica caracterizou-se como um estudo de caso, cuja amostra intencional constituiu onze estudantes do curso investigado que participaram da estratégia do grupo focal. Utilizei como instrumento de coleta de dados, a observação assistemática das aulas e a entrevista individual semi-estruturada com a coordenadora e professoras do curso. Ademais, realizei a análise documental da proposta pedagógica do curso e das políticas públicas em gênero e educação. Verifiquei que as concepções político-pedagógicas norteadoras dos atos de currículo do curso são: 1. Pedagogias Feministas (LOURO, 1997), 2. Pedagogia Libertadora (FREIRE, 1970; 1971) e Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2000); 3. Multiculturalismo crítico (MCLAREN, 1997b). As implicações dessas concepções nas experiências formativas revelaram maior empoderamento dos estudantes, em especial, das mulheres; uma avaliação positiva sobre si (autoestima); visão crítica de mundo e capacidade de autocrítica, permeadas pela desconstrução das assimetrias sociais que envolvem gênero e suas interseccionalidades.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This was an ethnographic investigation, based on the complexity, multireferentiality and the Feminist Epistemologies approaches, that analyzed the pedagogic-political concepts that guides the Course of Gender and Diversity Bachelor curriculum at University Federal of Bahia (UFBA) and its implications in the formative experiences of the students. In the epistemological field, the study lies in the scope of feminist epistemologies. The qualitative research of ethnographic type was characterized as a case study, whose intentional sample provided eleven students from the investigated course that took part in the strategy of focal group. I used as an instrument of data collection, the unsystematic observation of lessons and semistructured individual interviews with the coordinator and teachers of the course. In addition, I conducted a documental analysis of pedagogical proposal of the course and of the public policies in gender and education. I Found that the politicalpedagogical concepts that guide the actions of the curriculum of the course are: 1. Feminist Pedagogies (LOURO, 1997), 2. Liberating Pedagogy (FREIRE, 1970; 1971) and Pedagogy of Autonomy (FREIRE, 2000) 3. Critical Multiculturalism (MCLAREN, 1997b). The implications of these conceptions in formative experiences reveal greater empowerment of students, especially the women, a self positive assessment (self esteem), a critical view of the world and ability to self-critical permeated by social asymmetries involving gender and their intersectionalities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectExperiências formativaspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectActs of curriculumpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectFormative experiencespt_BR
dc.titleCurrículo, gênero e formação: uma compreensão densa dos atos de currículo do curso de Bacharelado em Gênero e Diversidade da UFBA e suas implicações nas experiências formativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGomes, Antenor Rita-
dc.contributor.refereesTorres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz-
dc.contributor.refereesGuerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.refereesBarreto, Maribel Oliveira-
dc.contributor.refereesBahia, Carmem de Britto-
dc.contributor.refereesPimentel, Álamo-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_LIMA_REV JULHO 2012.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.