Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Emanoel Luís Roque-
dc.contributor.authorSouza, Shirley Pimentel de-
dc.creatorSouza, Shirley Pimentel de-
dc.date.accessioned2016-12-16T17:47:57Z-
dc.date.available2016-12-16T17:47:57Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.date.submitted2015-08-28-
dc.identifier.otherDissertações-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21077-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado uma pesquisa qualitativa que teve como foco a educação quilombola e se norteou pelos princípios da etnopesquisa crítica. A pesquisa de campo se desenvolveu no quilombo Barreiro Grande, localizado no município de Serra do Ramalho/BA, num processo de interlocução com seus moradores e trazendo a cultura local e os saberes tradicionais para o campo da educação escolar. Deste modo foi possível evidenciar as formas de ensinar e aprender dos quilombolas, ou seja, as pedagogias quilombolas, como elementos primordiais para a construção de um currículo escolar quilombola. Notamos, assim, que a educação escolar precisa ser vista como indissociável da realidade local e deve manter um diálogo com a cultura, a diversidade, a identidade, os conhecimentos, de modo a realizar a tão necessária ligação entre escola e comunidade, respeitando as diferenças e incorporando os saberes produzidos em suas práticas sociais. Assim, entendemos que a construção de um currículo escolar quilombola é possível e precisa incorporar os atos de currículo dos povos e comunidades quilombolas, desenvolvendo etnocurrículos implicados e multirreferenciados.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Este trabajo es el resultado de una investigación cualitativa se centró en la educación quilombola y guiados por los principios de etnopesquisa crítica. La investigación de campo se desarrolló en el quilombo Barreiro Grande, situado en la Serra do Ramalho/ BA, en un proceso de diálogo con sus residentes y llevando la cultura local y los conocimientos tradicionales en el campo de la educación escolar. Así fue posible demostrar las formas de enseñanza y aprendizaje del quilombo, es decir, pedagogías quilombolas, como elementos clave para la construcción de un programa escolar quilombola. Observamos, por lo tanto, que la educación debe ser visto como algo inseparable de la realidad local y debe mantener un diálogo con la cultura, la diversidad, la identidad, el conocimiento, a fin de lograr el vínculo tan necesario entre la escuela y la comunidad, respetando las diferencias y la incorporación de los conocimientos producidos en sus prácticas sociales. Por lo tanto, entendemos que la construcción de un programa escolar quilombo es posible y necesario incorporar los actos del programa escolar de los pueblos y comunidades quilombolas, el desarrollo y multirreferenciados involucradas etnocurrículos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectPedagogias quilombolaspt_BR
dc.subjectEtnopesquisapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducación quilombolapt_BR
dc.subjectActos curricularespt_BR
dc.subjectPedagogías quilombolaspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEtnopesquisapt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Valdélio Santos-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Shirley Pimentel de Souza.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.