Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.authorEvangelista, Neima Alice Menezes-
dc.creatorEvangelista, Neima Alice Menezes-
dc.date.accessioned2016-11-03T14:19:20Z-
dc.date.available2016-11-03T14:19:20Z-
dc.date.issued2016-11-03-
dc.date.submitted2016-04-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20945-
dc.description.abstractApesar do papel central do conceito de gene no século XX, dúvidase controvérsiasa seu respeito têm sido frequentes nas últimas décadas, inicialmente na literatura sobre filosofia da biologia e, a partir dos anos 2000, em artigos empíricos e teóricos nas áreas de genética, biologia molecular e afins. Em particular, o que está em questão é a atual dificuldade de manter um conceito que foi e ainda é largamente usado, o chamado conceito molecular clássico, de acordo com o qual o gene éuma sequência de nucleotídeos deDNA que codifica um produto funcional, seja ele uma cadeia de polipeptídios ou uma molécula de RNA. Em vista dasdúvidas e controvérsias atuais sobre o conceito de gene na comunidade científica, nosso objetivo foi investigar como os genes são abordadosem edições recentes de livros didáticos de biologia celular e molecular amplamente utilizados em universidades ao redor do mundo. A seleção dos livros foi feita a partir de busca por ementas de disciplinas de biologia celular e molecular emtrês idiomas (inglês, português e espanhol),usando a ferramenta de buscas Google®.Cincolivros foramselecionados e submetidos aanálise categórica, com a decomposição do texto em unidades de registro, que foram entãorecompostasem categorias analíticas segundo critérios semânticos,relativos ao significado atribuído ao conceito de gene e a ideias relativas à função gênica. Os principais achados do presente trabalho mostram: (1) um predomínio do conceito molecular clássico nos livros didáticos analisados; (2) a ausência de uma abordagemhistórica e filosoficamente informada sobre os genes,que leve em conta que se está tratando de modelos e conceitos, e não da realidade em si mesma, com a consequência de quepropriedades atribuídas aos genes em diferentes conceitossão indiscriminadamente misturadas; (3) a promoção de ideias deterministas genéticas pelo modo como genes e seus papéisnos sistemas vivos são abordados nos livros, em virtude da mistura de propriedades mencionada acima; (4) uma ausência na maioria dos livros de uma discussão das consequências dos desafios ao conceito molecular clássico para nosso entendimento atual sobre genes, apesar desses desafios serem conhecidos há mais de três décadas e serem discutidos nos próprios livros; e (5) um silenciamento de visões não deterministas sobre ospapéisdos genes nos sistemas biológicos.O modo como genes são abordadosnos livros analisados tem implicações relevantes para a formação dos estudantes, minandosua capacidade de se posicionar e atuar de maneira mais informada e crítica como cidadãosde sociedades cada vez mais marcadas pelo uso de tecnologias genéticas e de um discurso social sobre genes, ambos com um espectro de consequências éticas e políticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQ, CAPES, FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceito de genept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de biologia celular e molecularpt_BR
dc.titleO conceito de gene em livros didáticos de biologia celular e molecular do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosileia Oliveira de-
dc.contributor.refereesMeyer, Diogo-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Neima Evangelista.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.