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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.authorSampaio, Rita Conceição Dias Lima-
dc.creatorSampaio, Rita Conceição Dias Lima-
dc.date.accessioned2016-10-17T16:38:47Z-
dc.date.available2016-10-17T16:38:47Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.date.submitted2016-04-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20841-
dc.description.abstractComo é efetivamente realizado o Programa de educação integral no “chão das escolas”? Esta é a pergunta central deste trabalho, que apresenta o resultado do estudo de campo realizado em duas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Camaçari – Bahia. Teoricamente e de acordo com o que é normatizado pelo MEC, podemos fazer leituras de homem, de mundo e de resultados para as práticas do Programa de Educação Integral e estas leituras podem ser distintas do que ocorre no cotidiano do chão das escolas. Este estudo visa descrever as práticas do dia-a-dia de duas unidades escolares onde ocorre o Programa de Educação Integral do MEC, comparar as ações entre si e com as concepções e normatizações definidas pelo MEC para a operacionalização do Programa de Educação Integral, verificando similaridades e diferenças existentes. Para tanto, foram feitas visitas de observação; entrevistas abertas com os principais atores do processo e a aplicação de questionários, buscando assim, dados para estruturar um perfil comparativo do fazer prático do Programa de Educação Integral do MEC. Os resultados obtidos através do estudo de campo realizado, mostram um quantitativo muito maior de diferenças do que de similaridades nas ações desenvolvidas pelas unidades escolares e um distanciamento entre o teorizado e normatizado nos manuais e diretrizes do MEC e a prática efetiva. Os depoimentos colhidos nas entrevistas, trazem histórias de dificuldades, falta de estrutura e concepções e representações da educação integral divergentes. A análise das informações obtidas na pesquisa realizada indica que as práticas da educação integral diferem por vários aspectos, infligindo para isso, não só as questões concretas e estruturais das UEs, mas também, as concepções pessoais e formas de ação de seus executorespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectModelo de educaçãopt_BR
dc.titleModelos e concepções teórico-práticas do Programa de Educação Integral do MEC: estudo de campo em duas escolas baianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra Santos de-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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