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dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.authorMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.creatorMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.date.accessioned2016-10-10T16:27:33Z-
dc.date.available2016-10-10T16:27:33Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.date.submitted2015-12-17-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20817-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que implicaram nos processos de identificação e identidade profissionais construídos pelos estudantes concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em relação às diversas habilitações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - DCNP (2006). Utilizou-se especialmente os trabalhos de Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008; 2011) que denunciam, em suas pesquisas, a problemática em torno de um currículo fragmentado em várias habilitações e a defesa da Pedagogia como a base da formação e da atuação profissional do pedagogo, em oposição às recomendações enfatizadas pelas DCNP que colocam a docência como a base da formação. A pesquisa é do tipo exploratória e se ancora na abordagem qualitativa, o que permitiu um conhecimento mais adequado da realidade instituída mediante os atos de currículos dos graduandos (alunos concluintes) face à construção da sua identidade como pedagogos. Utilizou-se, nesta pesquisa, os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, análise documental do projeto de curso de Pedagogia da UEFS e a técnica de grupo focal com o total de 26 sujeitos, no período de 2013 a 2015. Concluímos nesta tese que: a) a carga horária de 3.200 horas é insuficiente para formar perfis de diferentes profissionais em um único curso; b) a construção do perfil profissional nesse curso está pautado exclusivamente na docência na educação infantil e ensino fundamental; c) são insuficientes os conhecimentos profissionais para atuação do Pedagogo em diferentes espaços, conforme prevê a DCNP; d) são frágeis também os conhecimentos vinculados às metodologias de ensino, no curso, o que reverbera na insegurança profissional dos futuros pedagogos em lecionar conteúdos principalmente nas áreas de português e matemática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to understand the facts implied in the identity and professional identification processes built by the Senior Pedagogy students in relation to several qualifications proposed by the National Curriculum Guidelines to the Pedagogy Course – DCNP: Diretrizes Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006). This research used especially the works of Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008; 2011) who denounce in their investigations the problem around a curriculum which is fragmented in various habilitations, and the defense of Pedagogy as the basis of professional background and performance of the educator in opposition to the emphasized recommendations given by ANFOPE and DCNP, which sets teaching as the basis of academic education. This is an explanatory reseach and is anchored on the qualitative approach, once it offers more familiarity with the problem and allowed more adequate knowledge of the instituted reality through the acts of curriculum of the graduating (senior) students against the construction of the identity as an educator. The following data collecting instruments were used: questionnaire, documental analysis of the project of the Pedagogy Course at UEFS, and the focus group technique with the total of 26 individuals, through the years 2013- 2015. It was concluded in this thesis that a) the academic load of 3,200h is insufficient to build different professional profiles in a single course; b) the building of the professional profile in this course is lined exclusively on early childhood and primary school education; c) the knowledge acquired by the professionals who work as educators in different environments is insufficient, as predicted by DCNP; d) the knowledge related to teaching methodologies is also fragile in the course, which reverberates in the lack of confidence of the future educators in teaching contents, mainly in the areas such as Portuguese and Mathmaticspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAtribuições profissionaispt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionais do curso de pedagogiapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectActs of curriculumpt_BR
dc.titleFormação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de atuações profissionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFranco, Maria Amélia Santoro-
dc.contributor.refereesMussi, Amali de Angelis-
dc.contributor.refereesBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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