Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAssis, Alessandra Santos de-
dc.contributor.authorCarvalho, Daiane Queiroz de Souza-
dc.creatorCarvalho, Daiane Queiroz de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-19T15:19:50Z-
dc.date.available2016-09-19T15:19:50Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.date.submitted2015-10-19-
dc.identifier.otherProjeto de Intervenção-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20652-
dc.description.abstractEste projeto tem a finalidade de propor uma intervenção que venha a contribuir com a ampliação da compreensão e reorientação das ações, no sentido da democratização e requalificação, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Irecê, em especial na Escola Municipal Professor Joel Americano Lopes.Desse modo, dispõe sobre ideias de autores como Paulo Freire e Miguel Arroyo que dão suporte teórico à intervenção. Também, traz uma análise do modo como a EJA vem sendo organizada no município, dando ênfase ao processo de implantação e implementação da proposta curricular organizada por eixos temáticos na referida instituição. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada no Estudo de Caso, com uso de análise documental, observação participante e entrevistas. Um grupo focal foi constituído durante a "Desconferência", estratégia coletiva de problematização do tema junto aos professores da rede municipal. Os resultados obtidos apontaram a existência de problemas relacionados com falta de aprofundamento da reflexão sobre a EJA entre os professores da escola investigada, a presença de uma organização curricular disciplinar como contraponto à proposta de organização curricular por eixos temáticos, a falta de investimento na formação continuada dos professores e a dificuldade para a aquisição de material didático que dê suporte à prática pedagógica. Como conclusão, a proposta de intervenção elencou responsabilidades e ações, sugeriu uma programação de atividades, a fim de contribuir com a qualidade da EJA no Município e na Escola.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This project aims to propose an intervention that will contribute to the expansion of understanding and redirecting actions, in order to democratize and upgrade of the Youth and Adult Education (EJA) in the city of Irecê, especially at the Municipal School Professor Joel Americano Lopes. Thereby, it provides ideas of Paulo Freire and Miguel Arroyo besides others authors who give theoretical support to the intervention. Also, it offers an analysis of how adult education is being organized in the city, emphasizing the implementation process and implementation of the proposed curriculum organized by themes in the institution. For this, from a methodological point of view, a qualitative survey was conducted , inspired by the Case Study, using document analysis, participant observation and interviews. A focus group was formed during the "unconference" collective strategy theme of questioning with teachers of the municipal network. The results showed the existence of problems related to lack of further reflection on the EJA among school teachers that were investigated, the presence of a disciplinary curricular organization as a counterpoint to the proposed curriculum organization by themes, lack of investment in continuing education of teachers and the difficulty for the purchase of educational material that supports pedagogical practice. In conclusion, the intervention proposal listed the responsibilities and actions, suggested a schedule of activities in order to contribute to the quality of adult education in the city and school.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrefeitura Municipal de Irecêpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.subjectEixos temáticospt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurriculum proposalpt_BR
dc.subjectThematic groupspt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.titleProposta curricular por eixos temáticos na Escola Municipal Professor Joel Americano Lopes ponto de partida e inovação no processo educativo da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação de adultospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto de intervenção DAIANE QUEIROZ.pdf973,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.