Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorMoura, Rubia Margareth Dourado de Oliveira Macedo-
dc.creatorMoura, Rubia Margareth Dourado de Oliveira Macedo-
dc.date.accessioned2016-09-08T17:07:26Z-
dc.date.available2016-09-08T17:07:26Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.date.submitted2009-12-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20294-
dc.description.abstractA presente pesquisa qualitativa, traz como objeto de análise e investigação o processo de formação de leitores a partir do desenvolvimento das ações literárias realizadas no curso de Formação dos Professores/ Licenciatura em Pedagogia em Irecê, como componente curricular, os Grupos de Estudos Literários. A investigação estende-se em um período de seis anos do curso, (primeira e segunda turma) observando as ressonâncias das leituras na qualificação dos cursistas, no concernente ao ato de ler, interpretar, analisar e contar. São enfatizadas nesta dissertação, as estratégias de leitura utilizada, assim como a análise dos registros dos professores-cursistas participantes. Neste sentido, argumenta-se a necessidade do trabalho com a literatura nos currículos dos cursos de Licenciatura, com o propósito de ampliar o campo de leitura dos docentes no que diz respeito ao uso de linguagens diversificadas, sugeridos em suas múltiplas dimensões. A análise enfatiza a ação da leitura literária como componente vital na estrutura curricular.pt_BR
dc.description.abstractAbstract The present qualifying research brings in its goal, as the object of analysis and investigation, the process of forming up readers from the development of literary actions which were done during the course of Teachers Formation / Licentiate in Pedagogy in Irecê, as curricular compounds, the Groups of Literary Studies. The investigation ranges a period of six years on the course, (first and second group) observing the resonance of readings in order to qualify the in-course folk, in what concerns to the act of reading, interpreting, analyzing and telling. It is emphasized in this dissertation, the reading strategies used, as well as the analysis of records from the in-course participant teachers. To this meaning, it is argued the need of the literature work on the curriculum of Licentiate Courses, on the purpose of magnifying the literature field of teachers concerning to the use of diversified languages, suggested in its multiple dimensions. The analysis emphasizes the action of literary reading as a vital compound of the curricular structure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.titleTertúlias literárias e dialógicas no projeto Irecê.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.refereesTrigo, Isa Maria Faria-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Margô.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.