Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2017
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A prática teatral na Escola de Teatro da UFBA |
Other Titles: | Repertório: Teatro & Dança |
Authors: | Hebe, Alves |
metadata.dc.creator: | Hebe, Alves |
Abstract: | Este artigo discute a dinâmica da conexão entre ensino, pesquisa e extensão como uma conseqüência lógica do processo de formação do artista de Teatro no ambiente acadêmico. Com o intuito de esclarecer os modos dessa tríplice articulação, expõe uma visão panorâmica dos pressupostos da criação artística no campo teatral. Apresenta também algumas estratégias metodológicas empregadas na condução do processo de aprendizagem e suas implicações na montagem didática, elemento fundamental do projeto peda-gógico da Escola de Teatro da UFBA, em sua vertente teórico-prática. Através da exposição dos procedimentos e dificuldades para a concretização de um projeto de encena- ção no âmbito acadêmico, coloca-se a necessidade de sistematização/registro de realização dos projetos artísticos dos professores-encenadores. O relato do processo criativo de um espetáculo de formatura mostra, de forma evidente, a conexão ensino-pesquisa-extensão articulada no interior da disciplina TEA 237 – Desempenho de Papéis II (Turma 02), com a encenação do espetáculo de formatura InSônia, produzido a partir da adaptação do texto Valsa nº 6, do dramaturgo Nelson Rodrigues. |
Keywords: | ensino-pesquisa-extensão formação do ator montagem didática |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2017 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.