Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20176
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A concepção de homem e de Educação Física que sustenta o PIBID-UFBA Educação Física da UFBA
Autor(es): Almeida, Daiara Nascimento
Autor(es): Almeida, Daiara Nascimento
Abstract: Este estudo teve como objeto identificar a concepção de homem e de Educação Física que sustenta o PIBID- Educação Física presente na Universidade Federal do Estado da Bahia. O problema da pesquisa foi: Qual a concepção de homem e de Educação Física do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à docência (PIBID) no sub-projeto de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA)? O objetivo Geral foi Compreender a concepção de homem e de Educação Física na formação do aluno do PIBID-UFBA. Portanto, foram objetivos específicos: constatar a teoria educacional e abordagens em Educação Física que orientam a formação dos estudantes do PIBID/Educação Física- UFBA; compreender a concepção de homem na formação dos estudantes do projeto. Levantamos a hipótese que os alunos que estão vivenciando o PIBID-UFBA estão sendo formado na perspectiva da omnilateralidade, tendo em vista a concepção de formação pautada no projeto político pedagógico do curso de Educação Física. O caminho metodológico desse estudo se caracteriza na pesquisa materialista histórico dialética. Foi utilizado para a analise dos dados o Projeto Político Pedagógico do curso de Educação Física da UFBA; o projeto de Educação Física/UFBA submetido ao processo seletivo do PIBID edital n°63/2013 e o plano de estudo referente ao ano de 2014 elaborado pelos integrantes do PIBID. A conclusão aponta que a formação dos estudantes do PIBID/Educação Física da UFBA é pautada numa formação humana omnilateral, que só uma Educação Física de caráter ampliado é capaz de consolidar.
RESUMEN Este estudio fue identificar el diseño de objetos del hombre y de la educación física que soporta el presente PIBID- Educación Física de la Universidad Federal del Estado de Bahía. El problema de la investigación fue: ¿Cuál es la concepción del hombre y del Programa Educativo Institucional Cambio de Física e Introducción a la enseñanza (PIBID) en subproyecto de Educación Física de la Universidad Federal de Bahía (UFBA)? El objetivo general era entender la concepción del hombre y de la Educación Física en la formación del estudiante PIBID-UFBA. Por lo tanto, los objetivos específicos fueron: para verificar la teoría de la educación y enfoques en la educación física que guían la formación de los estudiantes PIBID / Educación Física UFBA; entender la concepción del hombre en la formación de los estudiantes del proyecto. La hipótesis de que los estudiantes que están experimentando PIBID-UFBA se están formando en vista de omnilaterality, con el fin de diseñar el entrenamiento guiado el proyecto pedagógico político del curso de Educación Física. El enfoque metodológico de este estudio se caracteriza en la investigación histórica dialéctica materialista. Se utilizó para el análisis de datos del Proyecto Político Pedagógico del curso de Educación Física UFBA; el proyecto de Educación Física / UFBA sometido al proceso de selección de PIBID anuncio N ° 63/2013 y el plan de estudios para el año 2014 preparado por miembros PIBID. La conclusión señala que la formación de los estudiantes omnilateral PIBID / Educación Física en la UFBA, encuentra límites para constituir esta sociedad. Pero no podemos dejar de reconocer que incluso esta formación con los límites de esta sociedad, que todavía avanza en la formación de estas personas en la proporción que utiliza el trabajo socialmente útil como principio educativo
Palavras-chave: Educação Física
PIBID
Formação humana
Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Educación Física
Formación Humana
CNPq: Educação Física
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20176
Data do documento: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - Trabalho de conclusão de curso da especialização.pdf329,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.