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dc.contributor.advisorBarzano, Marco Antonio Leandro-
dc.contributor.authorMolano, Javier Giovanny Sánchez-
dc.creatorMolano, Javier Giovanny Sánchez-
dc.date.accessioned2016-08-23T22:28:29Z-
dc.date.available2016-08-23T22:28:29Z-
dc.date.issued2016-08-23-
dc.date.submitted2016-04-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20128-
dc.description.abstractÉ apresentada esta dissertação, escrita em um formato narrativo, em que o autor, inspirado por um estilo ficcional, pretende expor um panorama das representações e práticas de Educação Ambiental e de Ensino de Ciências em contextos escolares multiculturais de Bogotá. Para fazer isso, fundamenta-se nas contribuições teóricas e conexões que podem ser tecidas a partir de uma perspectiva política da Educação Ambiental, inspirada no conceito de saberes ambientais, e a proposta de um ensino de ciências culturalmente sensível. O autor em um estudo de campo aborda esses cenários escolares com lentes antropológicas. Ali, através de entrevistas semi-estruturadas, recolhe os sentidos e representações de ambiente, educação e ciência oferecidos por oito professores de Ciências Naturais de escolas periféricas de Bogotá. Produto desta aproximação empírica e afetiva, e da apropriação do conceito de saberes do cotidiano ou artes de fazer, o autor consegue estabelecer alguns sinais, reflexões e possibilidades para desenvolver uma proposta de ensino de ciências ambientalmente sensível relevante para contextos escolares marginalizados em Bogotá. Um ensino de ciências ambientalmente sensível é inspirado em uma representação de ambiente que o autor denominou como orgânica ou vitalista. Também se baseia em uma compreensão da ciência como um tipo de conhecimento culturalmente situado, útil para a expansão do universo simbólico e da praxis política dos seres humanos. Esta proposta de ensino de ciências é um convite para conceber a educação, a partir da dupla experiência-sentido, como um trabalho artesanal que acontece em ambientes escolares entendidos como laboratórios de tradução cultural, sendo os professores de Ciências Naturais uns dos sujeitos ativos dessas traduções.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presented through a narrative format where the author, inspired by a fictional style, wants to show a panorama of the representation and practices of the environmental education and the sciences teaching in multicultural scholar context from Bogotá. For that, it is based on the theoretical contributions and connections that can be bounded between a politic perspective of the environmental education, inspired on the environmental knowledge concept and the culturally sensitive science-teaching proposal. The author in the field study approximates to those scholar scenarios with anthropological lenses, where trough of semi structured surveys gets the senses and representations of environmental, education and science offered by eight teachers of natural science of peripheral schools from Bogotá. Product of this empirical and affective approximation and the appropriation of the daily knowledge or art of make, the author establishes some hints, reflections and possibilities to develop a sensitive environmental science teaching propose according to marginalized scholar context in Bogota. A sensitive environmental science teaching is inspired in a representation of the environmental that the author denominates like organic or vitality. Likewise, it is nourished of the understanding of the science like a culturally determined knowledge, useful to the symbolic universe expansion and the political praxis of the human being. This science teaching propose, is an invitation to conceive the education from the experience-sense duple such as artisanal task that is developed in scholar scenarios understood as cultural translation laboratories where the natural science teachers are the active subjects of these translations.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Programa Estudante Convênio de Pós-graduação, PEC-PG.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes de Fazerpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectTradução Culturalpt_BR
dc.titleVozes e murmúrios sobre ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de Bogotápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.contributor.refereesSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpq7.08.00.00-6 Ciências Humanas/Educaçãopt_BR
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