https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20002
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O lugar dos jogos em uma sala de quatro anos da educação infantil |
Authors: | Abreu, Eliane Cristina Neves |
metadata.dc.creator: | Abreu, Eliane Cristina Neves |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do pensamento lógicomatemático
através das práticas de jogos com criança do grupo 04 (quatro) da
Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar os tipos de jogos mais
utilizados na minha sala de aula e destacar as ações manifestas do pensamento
lógico matemático nessa faixa etária, considerando o uso dos jogos. Trata-se de
uma pesquisa de inspiração etnográfica com intenção de compreender as ordens
socioculturais em organização, constituída por sujeitos. A pesquisa se desenvolveu
a luz da teoria de Piaget (1998) e estudos de Kishimoto (2011), e Friedmann (1996).
Os dados revelam que os usos de jogos na Educação Infantil devem ser utilizados
como forma de contribuir para que a criança amplie sua concentração, atenção,
agilidade, a coordenação motora, além de proporcionarem trocas, envolvimento em
situações que patrocinam a socialização, a cooperação, o respeito mútuo
favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Com esse estudo
desenvolvi uma consciência capaz de entender e refletir que os jogos na Educação
Infantil são uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem. ABSTRACT This study aims to analyze the construction of logical-mathematical thinking through the game practices with child in the group four (04) of early childhood education. In this sense, objectively present the most used types of games in my classroom and highlight the obvious mathematical logical thinking actions in this age group, considering the use of games. This is an ethnographic inspiration survey intended to understand the sociocultural orders in organizations composed of subjects. Research has developed light Piaget's theory (1998) and studies of Kishimoto (2011) and Friedmann (1996). The data reveal that the game uses in kindergarten should be used as a way to help the children expand their concentration, attention, agility, coordination, and provide exchanges, involvement in situations that sponsor socialization, cooperation, mutual respect favoring the development of logicalmathematical reasoning. With this study developed a consciousness able to understand and reflect the games in kindergarten are an excellent teaching and learning strategy. |
Keywords: | Jogos Conhecimento lógico-matemático Educação infantil Games Logical-mathematical knowledge Early childhood education |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-Escolar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20002 |
Issue Date: | 8-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Jogos.pdf | 693,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.