Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19988
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sexualização Infantil:desafios na prática pedagógica no grupo 2
Autor(es): Ferreira, Taise dos Santos
Autor(es): Ferreira, Taise dos Santos
Abstract: Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender que a sexualização é um tema a ser discutido por conta da precocidade sexual das crianças nos dias atuais, preconizando que o trabalho desenvolvido em torno da sexualidade sem repressões deverá contribuir para formação do professor que entenda o desenvolvimento do que significa sexualidade infantil e detectar quando ocorre a sexualização dos corpos infantis. Tem como objetivo saber quais intervenções deve ser trabalhada na prática pedagógica, quando detectado quadro de sexualização,refletindo as intervenções para serem usadas na prática pedagógica nesse momento. Discutir a prática pedagógica diante da sexualização das crianças. Discutir a formação continuada para o ensino da sexualidade na educação infantil. E tem como metodologia: abordagem etnográfica, pesquisa qualitativa em educação. E com uso de instrumentos como: questionário destinado às educadoras da educação infantil e a observação. Esta pesquisa tem como finalidade refletir de que forma as professoras intervém em sua prática pedagógica quando detectado quadro de sexualização em sala de aula. Esta temática proporcionará reflexões e subsídios para que as docentes apresentem mais compreensão de conceitos sobre sexo e sexualização em sua dimensão para o trabalho na sua prática.
ABSTRACT This research is justified by the need to realize that sexualization is a topic to be discussed because of the sexual precocity of children today, recommending that the work around sexuality without repressions should contribute to teacher training that understands development what it means to infantile sexuality and detect when is the sexualization of children's bodies. It aims to know which interventions should be crafted in pedagogical practice, when detected sexualization framework, reflecting the interventions to be used in pedagogical practice at that time. Discuss pedagogical practice before the sexualization of children. Discuss continuing education for sexuality education in early childhood education. And has the methodology: an ethnographic approach, qualitative research in education. And with the use of instruments such as: questionnaire for teachers of early childhood education and observation. This research aims to reflect how the teachers involved in their practice when detected sexualization board in the classroom. This theme will provide reflections and subsidies so that teachers have more understanding of concepts of gender and sexualization in their size to work in practice.
Palavras-chave: Educação infantil
Sexualização
Formação de professores
Early childhood education
Sexualization
Teacher training
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19988
Data do documento: 5-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF TCC UFBA FINAL PARA O REPOSITÓRIO.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.