Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19978
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O desenvolvimento lógico-matemático na educação infantil de crianças de 4 anos |
Autor : | Pereira, Manuela dos Santos |
metadata.dc.creator: | Pereira, Manuela dos Santos |
Resumen : | A presente pesquisa monográfica tem como objetivo compreender os determinantes do desenvolvimento lógico-matemático em crianças do grupo 4 da Educação Infantil, a partir da interação constituída no cotidiano da creche/escola, para observar quais ações que levam as crianças a desenvolver habilidades e coordenação motoras dento das áreas de acesso da psicomotricidade, para então uma otimização futura de acesso a noção básica do lógico-matemático. O procedimentos utilizados na referida pesquisa para a coleta de dados foi: pesquisa bibliográfica, observação e diário de campo, por compreender um aprofundamento reflexivo muito grande sobre as experiências vividas no campo de pesquisa. A partir da análise de dados se evidenciou que, os conhecimentos teóricos acerca do desenvolvimento lógico-matemático e a utilização de jogos e brincadeiras na prática educativa se constituiu uma ferramenta importante para a aquisição das noções lógico-matemáticas. A pesquisa permitiu concluir que a criança de 4 anos realmente constrói o conhecimento a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o meio (objeto) no qual ele está inserido, mediado pelo professor. |
Palabras clave : | Educação Infantil Desenvolvimento lógico-matemático Noção espacial |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-Escolar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19978 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2016 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.