https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19876
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A percepção das crianças da educação infantil sobre tecnologias da informação e comunicação em um CMEI da Rede Municipal de Educação de Salvador/Bahia |
Autor(es): | Santos, Sheila Carine Souza |
Autor(es): | Santos, Sheila Carine Souza |
Abstract: | O presente trabalho tem como tema central as influências das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na construção de saberes pelas crianças da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal de Educação na cidade de Salvador- Bahia. Tem como objetivo analisar a presença de Tecnologias da Informação e Comunicação entre crianças da Educação Infantil, identificando suas influências na construção de saberes em sala de aula. Para fundamentar este trabalho me apoie nos seguintes autores: Pierre Levy, Nelson de Lucca Pretto, Carla Viana Coscarelli, Vani Moreira Kenski, Claudia Lopes Pocho, Seymour Papert, Lynn Alves e Isa Coutinho, Marco Silva, que me ajudaram nos conceito sobre tecnologia, suas mudança através dos tempos, assim como a utilização dela em sala de aula e as modificações que elas fizeram e fazem na educação. Silvia Helena Vieira Cruz e Julia Oliveira Formosinho me mostraram através dos seus estudos de como é importante e necessário ouvir e dar voz a nossas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, pois buscou retratar a realidade na qual a criança esta inserida. Os dispositivos utilizados para a produção de dados e busca de informações foram: questionário para os pais, entrevistas, rodas de conversa, registros escrito, observações participantes e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que a criança participante da pesquisa esta em um contexto onde as TIC se fazem presente e que a escola deve ressignificar este conhecimento que a criança já possui para a construção de novos saberes, novas aprendizagem utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. |
Palavras-chave: | Educação infantil Tecnologias da informação e comunicação Infância |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19876 |
Data do documento: | 28-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.