Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção das crianças da educação infantil sobre tecnologias da informação e comunicação em um CMEI da Rede Municipal de Educação de Salvador/Bahia
Autor(es): Santos, Sheila Carine Souza
Autor(es): Santos, Sheila Carine Souza
Abstract: O presente trabalho tem como tema central as influências das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na construção de saberes pelas crianças da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal de Educação na cidade de Salvador- Bahia. Tem como objetivo analisar a presença de Tecnologias da Informação e Comunicação entre crianças da Educação Infantil, identificando suas influências na construção de saberes em sala de aula. Para fundamentar este trabalho me apoie nos seguintes autores: Pierre Levy, Nelson de Lucca Pretto, Carla Viana Coscarelli, Vani Moreira Kenski, Claudia Lopes Pocho, Seymour Papert, Lynn Alves e Isa Coutinho, Marco Silva, que me ajudaram nos conceito sobre tecnologia, suas mudança através dos tempos, assim como a utilização dela em sala de aula e as modificações que elas fizeram e fazem na educação. Silvia Helena Vieira Cruz e Julia Oliveira Formosinho me mostraram através dos seus estudos de como é importante e necessário ouvir e dar voz a nossas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, pois buscou retratar a realidade na qual a criança esta inserida. Os dispositivos utilizados para a produção de dados e busca de informações foram: questionário para os pais, entrevistas, rodas de conversa, registros escrito, observações participantes e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que a criança participante da pesquisa esta em um contexto onde as TIC se fazem presente e que a escola deve ressignificar este conhecimento que a criança já possui para a construção de novos saberes, novas aprendizagem utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Palavras-chave: Educação infantil
Tecnologias da informação e comunicação
Infância
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19876
Data do documento: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.