https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19876
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Karina Moreira | - |
dc.contributor.author | Santos, Sheila Carine Souza | - |
dc.creator | Santos, Sheila Carine Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T18:32:05Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T18:32:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19876 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central as influências das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na construção de saberes pelas crianças da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal de Educação na cidade de Salvador- Bahia. Tem como objetivo analisar a presença de Tecnologias da Informação e Comunicação entre crianças da Educação Infantil, identificando suas influências na construção de saberes em sala de aula. Para fundamentar este trabalho me apoie nos seguintes autores: Pierre Levy, Nelson de Lucca Pretto, Carla Viana Coscarelli, Vani Moreira Kenski, Claudia Lopes Pocho, Seymour Papert, Lynn Alves e Isa Coutinho, Marco Silva, que me ajudaram nos conceito sobre tecnologia, suas mudança através dos tempos, assim como a utilização dela em sala de aula e as modificações que elas fizeram e fazem na educação. Silvia Helena Vieira Cruz e Julia Oliveira Formosinho me mostraram através dos seus estudos de como é importante e necessário ouvir e dar voz a nossas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, pois buscou retratar a realidade na qual a criança esta inserida. Os dispositivos utilizados para a produção de dados e busca de informações foram: questionário para os pais, entrevistas, rodas de conversa, registros escrito, observações participantes e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que a criança participante da pesquisa esta em um contexto onde as TIC se fazem presente e que a escola deve ressignificar este conhecimento que a criança já possui para a construção de novos saberes, novas aprendizagem utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | A percepção das crianças da educação infantil sobre tecnologias da informação e comunicação em um CMEI da Rede Municipal de Educação de Salvador/Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Luciana | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.