Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Karina Moreira-
dc.contributor.authorSantos, Sheila Carine Souza-
dc.creatorSantos, Sheila Carine Souza-
dc.date.accessioned2016-07-28T18:32:05Z-
dc.date.available2016-07-28T18:32:05Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19876-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema central as influências das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na construção de saberes pelas crianças da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal de Educação na cidade de Salvador- Bahia. Tem como objetivo analisar a presença de Tecnologias da Informação e Comunicação entre crianças da Educação Infantil, identificando suas influências na construção de saberes em sala de aula. Para fundamentar este trabalho me apoie nos seguintes autores: Pierre Levy, Nelson de Lucca Pretto, Carla Viana Coscarelli, Vani Moreira Kenski, Claudia Lopes Pocho, Seymour Papert, Lynn Alves e Isa Coutinho, Marco Silva, que me ajudaram nos conceito sobre tecnologia, suas mudança através dos tempos, assim como a utilização dela em sala de aula e as modificações que elas fizeram e fazem na educação. Silvia Helena Vieira Cruz e Julia Oliveira Formosinho me mostraram através dos seus estudos de como é importante e necessário ouvir e dar voz a nossas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, pois buscou retratar a realidade na qual a criança esta inserida. Os dispositivos utilizados para a produção de dados e busca de informações foram: questionário para os pais, entrevistas, rodas de conversa, registros escrito, observações participantes e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que a criança participante da pesquisa esta em um contexto onde as TIC se fazem presente e que a escola deve ressignificar este conhecimento que a criança já possui para a construção de novos saberes, novas aprendizagem utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleA percepção das crianças da educação infantil sobre tecnologias da informação e comunicação em um CMEI da Rede Municipal de Educação de Salvador/Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Luciana-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.