Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias Júnior, Elson Moura-
dc.contributor.authorMoreira, Graziele Silva-
dc.creatorMoreira, Graziele Silva-
dc.date.accessioned2016-07-21T14:54:33Z-
dc.date.available2016-07-21T14:54:33Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19737-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo a proposta pedagógica do programa SESI Ginástica na Empresa. Nosso desafio foi identificar as contradições que estão inseridas na prática pedagógica do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço Social da Indústria – SESI aos trabalhadores da indústria. Para tal fizemos uma análise de conjuntura sobre a criação do SESI para entendermos em que condições o mesmo foi criado e qual o verdadeiro papel ele cumpre atualmente na sociedade. Num segundo momento foi realizada uma discussão sobre formação humana, trabalho e capital, categorias importantes para o entendimento das relações do homem com o trabalho, dentro das especificidades do sistema capitalista. Em um terceiro momento, fizemos uma breve exposição do nosso objeto de estudo; O Programa SESI Ginástica na Empresa – SGE. Apresentamos a Ginástica Laboral Convencional, abordando seu histórico, suas características e sua finalidade. A partir daí, exploramos o programa SGE em sua totalidade, identificando o seus objetivos, suas características, seus conteúdos, seu público alvo e sua metodologia. Já no capítulo 4, a partir das bases já garantidas neste trabalho, retornamos à prática educativa SGE, agora sob uma análise crítica, a partir das categorias objetivo/avaliação (do trabalhador, do SESI e da indústria), conteúdo/método, tempo/espaço e qualidade de vida/necessidade do trabalhador. Por fim apresentamos as contradições encontradas na prática educativa do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço SESI aos trabalhadores da indústria, como: há avanços e estagnação do SGE em relação à GL convencional, o SGE não cumpre o objetivo a que se propõe, por sua proposta ser direcionada as causas e não as consequências do problema da qualidade de vida do trabalhador e o programa, assim como o próprio SESI, serve como estratégia para obtenção de um consenso em relação ao modelo de produção atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectGinástica laboralpt_BR
dc.titleA educação física para além da sala de aula: análise de uma prática pedagógica em um ambiente de empresapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programLEPEL - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.