https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19737
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Dias Júnior, Elson Moura | - |
dc.contributor.author | Moreira, Graziele Silva | - |
dc.creator | Moreira, Graziele Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T14:54:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T14:54:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19737 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo a proposta pedagógica do programa SESI Ginástica na Empresa. Nosso desafio foi identificar as contradições que estão inseridas na prática pedagógica do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço Social da Indústria – SESI aos trabalhadores da indústria. Para tal fizemos uma análise de conjuntura sobre a criação do SESI para entendermos em que condições o mesmo foi criado e qual o verdadeiro papel ele cumpre atualmente na sociedade. Num segundo momento foi realizada uma discussão sobre formação humana, trabalho e capital, categorias importantes para o entendimento das relações do homem com o trabalho, dentro das especificidades do sistema capitalista. Em um terceiro momento, fizemos uma breve exposição do nosso objeto de estudo; O Programa SESI Ginástica na Empresa – SGE. Apresentamos a Ginástica Laboral Convencional, abordando seu histórico, suas características e sua finalidade. A partir daí, exploramos o programa SGE em sua totalidade, identificando o seus objetivos, suas características, seus conteúdos, seu público alvo e sua metodologia. Já no capítulo 4, a partir das bases já garantidas neste trabalho, retornamos à prática educativa SGE, agora sob uma análise crítica, a partir das categorias objetivo/avaliação (do trabalhador, do SESI e da indústria), conteúdo/método, tempo/espaço e qualidade de vida/necessidade do trabalhador. Por fim apresentamos as contradições encontradas na prática educativa do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço SESI aos trabalhadores da indústria, como: há avanços e estagnação do SGE em relação à GL convencional, o SGE não cumpre o objetivo a que se propõe, por sua proposta ser direcionada as causas e não as consequências do problema da qualidade de vida do trabalhador e o programa, assim como o próprio SESI, serve como estratégia para obtenção de um consenso em relação ao modelo de produção atual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ginástica laboral | pt_BR |
dc.title | A educação física para além da sala de aula: análise de uma prática pedagógica em um ambiente de empresa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | LEPEL - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE) |
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