Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorSouza, Mário Sérgio Machado-
dc.creatorSouza, Mário Sérgio Machado-
dc.date.accessioned2016-07-21T14:48:01Z-
dc.date.available2016-07-21T14:48:01Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.date.submitted2016-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19736-
dc.description.abstractEsta dissertação, Mobilização e Recontextualização dos Saberes Docentes: um estudo sobre a prática pedagógica de professores(as) de cursos técnicos de Educação Profissional, apresenta pesquisa qualitativa realizada no Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O título indica o objetivo geral da pesquisa em compreender a forma com que docentes da Educação Profissional e Tecnológica recontextualizam, isto é, de que forma eles selecionam, se apropriam e relacionam os diversos saberes em sua prática cotidiana, de modo a criar novos saberes. Para tanto, utilizamos enquanto aporte teórico, entre outros autores, as ideias de Tardif e Charlot sobre saberes docentes, Bernstein e Caria sobre mobilização e recontextualização do conhecimento. Utilizamos na pesquisa a abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso, mas com inspirações no método etnográfico, já que, além de realizar entrevistas com os docentes, fizemos o acompanhamento de suas rotinas de trabalho, incluindo sua atuação em sala de aula e o momento de interação entre eles nos espaços da instituição. Visamos descrever o mais detalhado possível as situações descritas e vivenciadas pelos docentes de forma a exaltar o potencial formativo da prática e da troca de experiências. A pesquisa de campo se organizou em três momentos: 1) registro por meio de observação em sala de aula da atuação docente; 2) registro de observação dos momentos de interação e troca de experiências pelos docentes; 3) realização de entrevistas individuais com os docentes. O campo de pesquisa foi uma instituição privada de Educação Profissional e Tecnológica de Salvador, onde os sujeitos foram 10 professores que ministram várias disciplinas nos cursos ofertados pela instituição. Ao final da pesquisa, a compreensão sobre a mobilização e recontextualização dos saberes dos professores/as foi construída de forma interativa entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Observamos que, para que haja um avanço significativo e perene nas políticas de formação de docentes para esta modalidade de ensino, é necessário valorizar não apenas os conhecimentos formais, sistematizados, escolarizados, mas, também, os saberes oriundos das experiências desses docentes. Esses saberes, por sua vez, se constituem em uma soma de fatores que vão desde suas histórias de vida e passam por suas relações cotidianas com seu trabalho, com os outros e consigo, que constroem e reconstroem saberes, contribuindo para uma formação docente emancipadora.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation, Mobilization and contextualization of Knowledge Teachers: a study of the pedagogical practice of teachers (the) technical courses Professional Education presents qualitative research conducted in the Master of Education Faculty of the Federal University of Bahia Education. The title indicates the general objective of the research to understand the way teachers of Vocational and Technological Education, recontextualize that is, how they select, they appropriate and relate the various knowledge in their daily practice, in order to create new knowledge. Therefore, we use as a theoretical contribution, among others, the ideas of Tardif and Charlot on teaching knowledge, Bernstein and Caria on mobilization and re-contextualization of knowledge. We use research qualitative approach in the form of case study, but with inspirations in the ethnographic method, as well as conduct interviews with teachers, made the monitoring of their work routines, including his performance in the classroom and the time interaction between them in the spaces of the institution. We aim to describe as detailed as possible to the situations described and experienced by teachers in order to exalt formative potential of practice and exchange of experiences. The field research was organized in three stages: 1) record through observation of classroom teaching performance; 2) observation record of the moments of interaction and exchange of experiences by teachers; 3) conducting individual interviews with teachers. The research field was a private institution of Professional and Technological Education of Salvador, where the subjects were 10 teachers who teach various disciplines in the courses offered by the institution. At the end of the research the understanding of the mobilization and re-contextualization of knowledge of teachers (as) was built interactively between the researcher and the research subjects. We note that, so there is a significant and lasting improvement in teacher training policies for this type of education, it is necessary to appreciate not only the formal, systematized, schooled knowledge, but also the knowledge derived from the experiences of these teachers. This knowledge, in turn, constitute a sum of factors ranging from their life stories and go through their daily relationships with their work, with others and with that construct and reconstruct knowledge, contributing to teacher training emancipatory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilização e recontextualizaçãopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectProfessores de ensino técnico - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profisionalizantept_BR
dc.subjectMobilization and recontextualisationpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgespt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.titleMobilização e recontextualização dos saberes docentes: um estudo sobre a prática pedagógica de professores(as) de cursos técnicos de educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira-
dc.contributor.refereesFerreira, Sônia Maria Moraes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mário Sérgio_Versão final digital.pdf868,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.