Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19704
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Castro Alves, teatro e teatralidade
Autor : Passos, Edvard
metadata.dc.creator: Passos, Edvard
Resumen : O objeto dessa pesquisa é o conjunto de relações que o poeta Castro Alves desenvolveu com as artes cênicas: como dramaturgo, como crítico de peças de teatro, como empreendedor de sua própria obra dramática e como performer de aparições públicas espetaculares. Procura-se apresentar Castro Alves como um artista cênico e investigar a importância das múltiplas relações desenvolvidas com as artes cênicas para edificação de seu mito. O primeiro capítulo trata da teatralidade e da espetacularidade (segundo as definições do professor Armindo Bião) que estão presentes desde a infância e adolescência do poeta. Dezessete aparições públicas espetaculares são identificadas e apresentadas enquanto performances, tomando como suporte teórico Paul Zumthor. Busca-se com isso reposicionar o poeta na contemporaneidade, através da análise de sua atuação a partir de ferramentas teóricas de hoje. O segundo capítulo trata do contexto do teatro no século 19, valendo-se do conceito de cronótopo de Mikhail Bahktin. Discute-se a importância do teatro e da atriz portuguesa Eugênia Câmara nos rumos da vida de Castro Alves, de sua campanha abolicionista e republicana e apresentam-se as obras dramáticas escritas por ele. O terceiro e último capítulo trata da experiência prática de montagem da peça inédita e inconclusa de Castro Alves, A Prole dos Saturnos, ocorrida em residência artística no projeto Fafe Cidade das Artes, em Portugal. Palavras Chave: Castro Alves, Teatro, Teatralidade, Performance, Artes Cênicas.
ABSTRACT - The object of this research is the set of relations that the poet Castro Alves developed with the performing arts: as a playwright, as a critic of plays, as an entrepreneur of his own dramatic work and as a performer of spectacular public appearances. This work seeks to present Castro Alves as a scenic artist and investigate the importance of multiple relationships developed with the performing arts for building his myth. The first chapter discusses the theatricality (according to the teacher's settings Armindo Bião) present since childhood and adolescence of the poet. Seventeen spectacular public appearances are identified as performances, taking as theoretical support Paul Zumthor. The intention is repositioning the poet in the contemporary world, through the analysis of its performance from today’s theoretical tools. The second chapter is focused on theatre context in the 19th century, based on the concept of chronotope from Mikhail Bahktin. It discusses the influence of the theatre and the Portuguese actress Eugênia Câmara in Castro Alves's life, in his abolitionist and Republican campaign and presents the dramatic works written by him. The third and final chapter reveals the practical experience of staging the unfinished and never seen dramatic work of Castro Alves, The Offspring of Saturns, held during the artist residency on Fafe City of Arts Project, in Portugal. Keywords: Castro Alves, Theatre, Theatricality, Performance, Performing Arts.
Palabras clave : Artes Cênicas
Performance
Castro Alves
Teatro
metadata.dc.subject.cnpq: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19704
Fecha de publicación : 19-jul-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.