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dc.contributor.advisorSá, Kátia Oliver de-
dc.contributor.authorAlves, Moises Henrique Zeferino-
dc.creatorAlves, Moises Henrique Zeferino-
dc.date.accessioned2016-06-21T17:00:28Z-
dc.date.available2016-06-21T17:00:28Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19555-
dc.description.abstractEsta monografia é parte do esforço que vimos realizando na linha de pesquisa epistemologia do grupo LEPEL da FACED/UFBA para identificar elementos da realidade da produção do conhecimento stricto sensu dos professores de Educação Física que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física no estado da Bahia- 1982 a 2012, a partir da análise crítica marxista dos PNPG e apontar as possibilidades de superação das contradições que estão colocadas. Parte do acúmulo de estudos e investigações desenvolvidas no projeto EPISTEFNORDESTE/Bahia que tem como título: Projetos integrados de pesquisa em rede: Realidade e possibilidades da produção do conhecimento em educação física, esporte e lazer dos docentes (mestres e doutores) de instituições formadoras de professores de educação física do estado da Bahia – 1982 a 2012, que se articula ao projeto temático do grupo PAIDEIA/FE/UNICAMP - Produção do conhecimento em Educação Física no nordeste do Brasil: análise cienciométrica e epistemológica dos impactos do sistema de pós-graduação na formação de docentes, mestres e doutores, e na implementação da pesquisa nas instituições do ensino superior da região nordeste. Tem como problema de investigação a seguinte pergunta investigativa: Qual a realidade da produção do conhecimento stricto sensu dos professores de Educação Física que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física no estado das Bahia- 1982 a 2012, a partir da análise aos PNPG e as possibilidades de superação das contradições que estão engendradas? Esta monografia se articula em rede com mais quatro monografias em execução. Têm como fonte de dados/informações a análise de 86 produções (teses e dissertações) produzidas por professores de Educação Física que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia no período de 1982 a 2012 e a análise de cinco Planos Nacionais de Pós-Graduação. O caminho metodológico proposto parte do princípio da investigação dialética da realidade social que trata do reconhecimento da totalidade concreta, que antes de tudo significa que cada fenômeno possível de descrever o objeto pode ser compreendido como um momento do todo considerando que um fenômeno social é um fato histórico na medida em que é examinado como um momento de um determinado todo. Para identificar as determinações históricas que engendram limites e entraves à produção stricto sensu do conhecimento em Educação Física Esporte e lazer, tomamos como foco de análise os Planos Nacionais de Pós-Graduação e os nexos que estabelecem com os fundamentos lógicos das produções stricto sensu, destacando dois campos de análise (teorias utilizadas e elaboradas e concepção de homem/sociedade), que são sistematizados em uma matriz epistemológica. Na investigação e análise dos principais elementos que constituem os cinco Planos Nacionais de Pós-Graduação, identificamos que os objetivos e diretrizes dos dois últimos planos vêm apontando para a necessidade do governo promover maiores investimentos na produção da pesquisa, mas em contradição existe uma política de defesa de um modelo de pós-graduação empreendedorista calcada em princípios que alimentam o modo de produção capitalista pautada no interesse da competitividade exacerbada entre os pesquisadores, com exacerbado produtivismo acadêmico, hierarquização no interior das universidade brasileiras; essa determinação histórica vem promovendo os alicerces da privatização da produção do conhecimento sistematizado e historicamente elaborado pela humanidade. Como síntese dos resultados da investigação epistemológica, reconhecemos que as 86 produções analisadas, de um modo geral, encerram limites e contradições no desenvolvimento do pensamento lógico dos pesquisadores, considerando estes não obterem em seus estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação, as necessárias condições objetivas para alicerçarem uma consistente base teórica que venha a responder de maneira concreta aos reais problemas que a área vem impondo historicamente. Em nossas considerações finais, afirmamos que há restrições nas políticas dos Planos Nacionais de Educação que engendram entraves para o avanço da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física, esporte e lazer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.titleContribuições à crítica aos planos nacionais de pós-graduação e suas determinações na produção do conhecimento dos professores que trabalham nos cursos de Educação Física na Bahia- 1982 a 2012pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesColavolpe, Carlos Roberto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programLinha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

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